22:30:00PET Educação UFMT
FACES E DISFARCES DA
ACADEMIA: REGISTROS FOTOGRÁFICOS DE PARTICIPANTES DE EVENTOS CIENTÍFICOS.
O presente artigo é um recorte
da pesquisa “Faces e disfarces da
academia: registros fotográficos de participantes de eventos científicos”,
desenvolvida no âmbito da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o
Progresso da Ciência – SBPC, realizada na Universidade Federal do Maranhão
entre os dias 22 e 27 de Julho de 2012. Esta pesquisa foi apresentada na
modalidade pôster no Seminário de Educação 2012 “Das crianças nas instituições e das crianças (in) visíveis: entre a
sujeição e as possibilidades criativas” realizado no período de 04 a 07 de
novembro em Cuiabá na Universidade Federal de Mato Grosso.
Teve como foco o debate acerca
da importância da utilização da arte fotográfica como estratégia educacional,
especialmente como apoio didático e como uma forma de expressão da
individualidade e dos mais diversos grupos de pertencimento.
Na realização da pesquisa,
perguntou-se: quem são essas pessoas? Teriam elas um perfil
característico? Para desvendar tais questões, definiu-se como principal
instrumento de coleta de dados a utilização de câmeras digitais para o registro
fotográfico. Após a obtenção dos registros foi realizada uma triagem preliminar
das imagens em que se considerou a sua singularidade, a proporcionalidade por
gênero, idades e ambientes bem como alguns requisitos técnicos (enquadramento,
iluminação, foco, etc.). Procurou-se garantir que os tipos humanos
selecionados pudessem suscitar o debate acerca dos perfis imaginados ou
atribuídos a esse segmento social e acadêmico denominado cientista, quer
no âmbito universitário, quer na sociedade em geral.
A pesquisa realizada no âmbito da SBPC revestiu-se de diferentes
significados para os pesquisadores e para os participantes. Numa época em que
as estratégias educacionais, especialmente as tradicionais, enfrentam
dificuldades para serem assimiladas no âmbito das escolas, parece-nos que os
recursos fotográficos e as mídias em geral podem representar uma importante
contribuição para despertar o interesse de educadores e educandos. Pode-se
perceber pelas imagens obtidas ao longo da pesquisa que os “modelos”
consolidados no imaginário popular e acadêmico podem não corresponder à
realidade efetiva expressa pela imagem do cientista em sua idade,
gênero, modo de ser e de vestir, forma de se expressa, etc. Percebeu-se que os
recursos midiáticos - tais como a fotografia -, podem ser utilizados em
diversos contextos e com os mais diversos propósitos no campo da comunicação e
da formação como uma excelente ferramenta para o ensino e a aprendizagem, desde
a tenra idade até os estudos superiores.
Abaixo breve amostra fotográfica da pesquisa.
Cientista e
suas contradições
Palestrante
Artista
preparando maquiagem
Jornalista ressaltando seu estilo exótico
Artista antes do espetáculo
Participante conferindo programação
Cientista
expondo seu tema de estudo
Participante plugada no mundo
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