Estudo da situação profissional dos pedagogos formados pela UFMT nos anos 2006-2010 ( relatório parcial)
10:31:00PET Educação UFMT
Este projeto tem por
objetivo verificar a situação
profissional dos pedagogos formados pela UFMT no campus de Cuiabá nos anos 2006
a 2010.
A pesquisa situa-se no âmbito das
atividades desenvolvidas pelo Grupo PET-Educação com vistas a analisar a
realidade socioeconômica e profissional dos estudantes do Curso, bem como
realizar um estudo comparativo com a pesquisa intitulada “Faces e disfarces: o
perfil tipológico dos alunos de pedagogia
da UFMT – Cuiabá 2002 e 2003” realizada por membros do grupo PET no ano de
2007.
O propósito de realizar um estudo mais sistemático acerca dos
profissionais egressos do Curso de Pedagogia ancora-se na percepção de que as
dinâmicas internas do Curso devem contemplar as diretrizes educacionais
nacionais, sem, contudo, perder de vista a missão institucional da UFMT e as especificidades
do seu campo de atuação.
A tentativa de reorientar o Curso de Pedagogia não será plenamente
exitosa se desconhecer a realidade dos profissionais formados até aqui. Ora,
como é possível “reorientar” sem conhecer os destinos que seguiram as pessoas
formadas? Ou, dito de outra forma: se não sabemos “por onde andam e o que
fazem” os pedagogos formados pelo Curso,
como poderemos adequar o seu percurso?
Com esse propósito amplamente debatido, o Grupo PET-Educação reunirá uma
amostra significativa dos pedagogos formados entre os anos de 2006 e 2010 com o
intuito de identificar a sua situação profissional atual e destacar os impactos
resultantes do seu processo de formação.
Os trabalhos foram organizados em três etapas sequenciais realizadas ao
longo dos anos de 2011 e 2012, atendendo aos seguintes procedimentos
metodológicos. A primeira etapa contemplou a fundamentação e debates acerca da
missão institucional da Universidade; definição do universo a ser pesquisado; elaboração
dos instrumentos de coleta de dados; pré-teste dos instrumentos e realização
dos ajustes que se mostraram necessários.
A segunda etapa compreendeu a parte mais funcional da pesquisa, na mesma
foi feito o levantamento de nomes, endereços, telefones e etc. junto a Coordenação
do Curso de Pedagogia; complementação de informações junto à Coordenação Administração
Escolar (CAE); c) Distribuição
proporcional dos pesquisados para cada sub-grupo de pesquisadores; Contatos telefônicos e
agendamento das entrevistas; Preenchimento dos questionários com as informações
obtidas dos entrevistados (via telefônica);
Visita às residências ou aos locais indicados pelos entrevistados nos
casos de impossibilidade de
realizar a entrevista por telefone; Busca
de informações complementares com terceiros (vizinhos,conhecidos, escolas) nos
casos de impossibilidade de marcar ou de concluir as entrevistas
pessoalmente.
A terceira e última etapa da pesquisa ainda não foi
totalmente concluída, das ações propostas realizamos: leitura e tabulação dos
dados; checagem de consistência e elaboração de gráficos e tabelas. Ainda realizaremos para a finalização da
pesquisa análise quantitativa e qualitativa dos resultados; realização de
seminário para a discussão dos resultados; elaboração e impressão do relatório
final, encerrando com sua apresentação.
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