Estudo da situação profissional dos pedagogos formados pela UFMT nos anos 2006-2010 ( relatório parcial)

10:31:00PET Educação UFMT



Este projeto tem por objetivo verificar a situação profissional dos pedagogos formados pela UFMT no campus de Cuiabá nos anos 2006 a 2010.
A pesquisa situa-se no âmbito das atividades desenvolvidas pelo Grupo PET-Educação com vistas a analisar a realidade socioeconômica e profissional dos estudantes do Curso, bem como realizar um estudo comparativo com a pesquisa intitulada “Faces e disfarces: o perfil tipológico dos alunos de pedagogia da UFMT – Cuiabá 2002 e 2003” realizada por membros do grupo PET no ano de 2007.


O propósito de realizar um estudo mais sistemático acerca dos profissionais egressos do Curso de Pedagogia ancora-se na percepção de que as dinâmicas internas do Curso devem contemplar as diretrizes educacionais nacionais, sem, contudo, perder de vista a missão institucional da UFMT e as especificidades do seu campo de atuação.
A tentativa de reorientar o Curso de Pedagogia não será plenamente exitosa se desconhecer a realidade dos profissionais formados até aqui. Ora, como é possível “reorientar” sem conhecer os destinos que seguiram as pessoas formadas? Ou, dito de outra forma: se não sabemos “por onde andam e o que fazem” os pedagogos formados pelo Curso, como poderemos adequar o seu percurso?
Com esse propósito amplamente debatido, o Grupo PET-Educação reunirá uma amostra significativa dos pedagogos formados entre os anos de 2006 e 2010 com o intuito de identificar a sua situação profissional atual e destacar os impactos resultantes do seu processo de formação.
Os trabalhos foram organizados em três etapas sequenciais realizadas ao longo dos anos de 2011 e 2012, atendendo aos seguintes procedimentos metodológicos. A primeira etapa contemplou a fundamentação e debates acerca da missão institucional da Universidade; definição do universo a ser pesquisado; elaboração dos instrumentos de coleta de dados; pré-teste dos instrumentos e realização dos ajustes que se mostraram necessários.
A segunda etapa compreendeu a parte mais funcional da pesquisa, na mesma foi feito o levantamento de nomes, endereços, telefones e etc. junto a Coordenação do Curso de Pedagogia; complementação de informações junto à Coordenação Administração Escolar (CAE); c)       Distribuição proporcional dos pesquisados para cada sub-grupo de    pesquisadores; Contatos telefônicos e agendamento das entrevistas; Preenchimento dos questionários com as informações obtidas dos entrevistados (via telefônica);   Visita às residências ou aos locais indicados pelos entrevistados nos casos          de impossibilidade de realizar a entrevista por telefone;      Busca de informações complementares com terceiros (vizinhos,conhecidos, escolas) nos casos de impossibilidade de marcar ou de concluir as entrevistas pessoalmente. 
A terceira e última etapa da pesquisa ainda não foi totalmente concluída, das ações propostas realizamos: leitura e tabulação dos dados; checagem de consistência e elaboração de gráficos e tabelas.  Ainda realizaremos para a finalização da pesquisa análise quantitativa e qualitativa dos resultados; realização de seminário para a discussão dos resultados; elaboração e impressão do relatório final, encerrando com sua apresentação.

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