PET Educação expõe projeto Arte Pós-Descarte na Câmara Municipal de Cuiabá

10:31:00PET Educação UFMT

         No dia 5 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio ambiente. Para homenagear esta data, a Câmara Municipal de Cuiabá realizou a Semana do Meio Ambiente, nos dias 04 a 07 de junho. E como atrativo o SustentArt – Arte, Educação Ambiental e Sustentabilidade, das 08:00h  às 18:00h, na Praça Pascoal Moreira Cabral.

O SustentArt teve como objetivo a conscientização da comunidade que não é constantemente informado sobre os problemas encontrados no meio ambiente, por falta de políticas ambientais. Também teve exposições de artesanatos sobre como amenizar a situação e transformar coisas que certamente virariam lixo, em arte.



 “Queremos que Cuiabá retome o título de Cidade Verde”. Essa foi à declaração do vereador Mário Nadaf (PV), que apoiou o evento.


Nossa participação no evento foi com o projeto Arte Pós-Descarte, iniciado no ano de 2010. Nossa justificativa foi sintetizada no seguinte texto : 

Todos os anos, em quase todas as cidades, ocorrem acidentes naturais que vitimam milhares de árvores. A retirada de árvores se dá também como resultado do manejo nos parques e outras áreas verdes, bem como para a implantação de novas ruas e avenidas, como constatamos atualmente em Cuiabá. O material bruto disponibilizado nessas ocasiões, via de regra, não é descartado de forma sustentável. Ao contrário, é depositado de maneira imprópria em aterros, valas e áreas livres, o que ocasiona graves problemas para as comunidades e para o ambiente. A utilização didática ou artística de uma ínfima parcela desse vultoso material não resolve, é certo, o impacto de tais práticas. No entanto, o trabalho pedagógico que pode ser realizado a partir dessa constatação poderá resultar na mudança de atitude e, principalmente, na exposição  e debate desse problema  que é tão pouco discutido na atualidade.

Recebemos mais de 500 pessoas nesses 4 dias. Entre eles, vários alunos e professores que apreciaram nosso projeto e cogitaram nossa participação nas escolas.









Você Pode Gostar Também

0 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato