Relatório das atividades de 2009

10:43:00PET Educação UFMT

INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR


DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA REDE IFES

Relatório Anual de Atividades – 2010

(01 de março de 2009 a 31 de dezembro de 2009)

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1. Instituição de Ensino Superior: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

1.2. Grupo: PET EDUCAÇÃO

1.3. Home Page do Grupo: www.peteducaufmt.blogspot.com.

1.4. Data da Criação do Grupo: 1989.

1.5. Tema (somente para os grupos criados a partir dos lotes temáticos): ..........................................

1.6. Curso de graduação ao qual o grupo está vinculado: Pedagogia e Letras

1.7. Habilitação oferecida pelo curso de graduação ao qual o grupo está vinculado:

( X ) Licenciatura ( ) Bacharelado ( ) Licenciatura e Bacharelado

1.8. Nome do Tutor: Darci Secchi

1.9. E-Mail do Tutor: darsechi@ufmt.br

1.10. Titulação e área: Antropologia

1.11. Data de ingresso do Tutor (mês/ano): abril 2003.

1.12. Interlocutor do PET na IES Célia Homem

1.13. E-Mail do Interlocutor celiah@ufmt.br

1.14. Pró-Reitor de Graduação: Myrian Thereza de Moura Serra

1.15. E-Mail do Pró-Reitor de Graduação : proeg@ufmt.br

2. INFORMAÇÕES SOBRE OS BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS:

a) Quadro de identificação:

Especificar o mês/ano de ingresso no curso de graduação da IES e no programa PET, o período letivo que está cursado e o coeficiente de rendimento escolar relativo ao último período letivo cursado, conforme quadro abaixo.

Nome dos bolsistas

Ingresso na IES

Ingresso no PET

Período letivo atual

Coeficiente Rendimento Escolar

Alice de Oliveira

Mar/2007

Nov/2008

3° ano

8,89

Anne Harumi Mizuguchi Nakazawa

Mar/2008

Mar/2009

2° ano

9,26

Carla Siqueira Vieira

Junho/2006

Maio/2007

4º ano

8,51

Carlos Junior Martins dos Santos

Mar/2007

Mar/2008

3º ano

8,72

Fábio Aparecido Ramos

Abr/2007

Abr/2008

3º ano

8,00

Francinalda Pereira da Silva

Mar/2007

Mar/2008

3º ano

8,58

Gustavo José Jordan Prado

Jun/2006

2007

4º ano

7,15

Juliana Assis da Cruz

Jun/2006

2007

4° ano

8,51

Patrícia Elbes de Oliveira Leite

Mar/2008

Nov/2008

2º ano

8,41

Patrícia da Silva Pinto

Mar/2008

Mar/2009

2º ano

8,37

Paula Mattos da Cunha

Mar/2008

Nov/2008

2º ano

8,30

Nadine Moreira da Silva

Mar/2008

Jun/2008

3º ano

6,73

Nome dos não bolsistas

Ingresso na IES

Ingresso no PET

Período letivo atual

Coeficiente Rendimento Escolar

Jiscilene Teixeira dos Santos

Mar/2008

Nov/2008

2º ano

7,70

Thais Leôncio do Espírito Santo

Mar/2008

Nov/ 2009

2º ano

7,37

b) Em caso de declínio no rendimento acadêmico do grupo e/ou de um bolsista ou não-bolsista em particular, justifique.

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GRUPO

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GRUPO

3.1. Ensino

Informar as cinco atividades de ensino consideradas mais relevantes

Natureza da Atividade Realizada: diversas

Especificar o tipo da atividade desenvolvida: seminário, palestra, curso, oficina...

Tema: Formação curricular e extracurricular

Cronograma de Execução da Atividade:

Marque com X os meses de execução da atividade até a elaboração deste relatório.

Jan

X

Fev

X

Mar X

Abr X

Mai X

Jun X

Jul

X

Ago X

Set X

Out X

Nov X

Dez

X

Público Alvo:

Informe se a atividade foi destinada ao próprio grupo, à comunidade acadêmica em geral ou à comunidade externa à IES.

O público alvo para essas atividades são os próprios alunos do Curso.

Descrição da Atividade:

Descreva de forma sucinta em que consistiu/consiste a atividade, citando o tipo de participação dos alunos/grupo: assistindo ou realizando pessoalmente a atividade.

São atividades de natureza curricular:

1. Disciplinas regulares dos cursos de graduação em seus respectivos anos e módulos;

2. Disciplinas optativas: Educação Especial, Educação Infantil, Literatura Infantil, Estagio extracurricular em escolas de Comunidades Ribeirinhas; Pré-escola, Política e Avaliação educacional;

3. Disciplinas complementares: Oratória, Libras, Violão, Línguas para fins acadêmicos (Inglês, Espanhol, Frances e Italiano).

Promotores da atividade:

Especificar se a atividade foi promovida pelo grupo, pela IES ou por outros.

Alunos do curso de Pedagogia e Letras bem como os professores da instituição dos respectivos cursos.

Parceiros ou colaboradores da atividade: Congregação do IE; Coordenação de Curso; Centro Acadêmico de Pedagogia; Comitê Local do Programa PET.

Justificativa para realização da atividade: formação integral dos acadêmicos

Na justificativa, responda às seguintes perguntas:

• Esta atividade estava prevista no Planejamento de Atividades do grupo?

• Por que tomou a iniciativa de realizar a atividade?
• Qual a contribuição da atividade para o desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no curso em que o grupo está inserido?
• Quais os benefícios acadêmicos/ culturais/ sociais da atividade para o grupo/ IES/ comunidade envolvida, etc.

Resultados esperados com a atividade: Formação curricular e complementar, conforme às necessidades e interesses de cada estudante.

Resultados alcançados com a atividade: A formação curricular e complementar ocorreu por meio de estudos disciplinares curriculares e extracurriculares, cursos avulsos, palestras, seminários e outras iniciativas congêneres.

Comentário geral:

Cada estudante procurou ampliar o leque de possibilidades formativas dirigindo sua formação para eventos de seu interesse. O foco central foi o seu projeto de diva (meio acadêmico, profissional, familiar, comunitário, cultural, religioso etc.

Utilize este espaço para:

• Relatar as circunstâncias que favoreceram ou dificultaram a execução da atividade;

• Mencionar outros aspectos que julgar pertinente.

SINTÉSE DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE ENSINO

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

Participantes

Pesquisa na Educação II

Anne, Francinalda

Fracasso Escolar

Anne

Tópicos Especiais em Educação Indígena

Carlos, Jiscilene

Ludicidade da Educação Infantil

Alice, Carlos, Francinalda, Juliana

Educação Especial

Jiscilene, Patrícia Silva, Patrícia Leite

EJA

Juliana

Educação Ambiental

Paula, Thaís

Educação, Comunicação e Mídias

Patrícia Silva

Informática na Educação

Paula, Patrícia Leite,Thaís

Curso da Língua Inglesa- UFMT

Patrícia Silva, Patrícia Leite, Paula, Thaís

Curso de Dislexia no Instituto Magna

Nadine

Prática e Produção de Textos –

Francinalda, Patrícia Silva

Curso de Inglês-particular

Nadine

Oficinas

Oficinas

Participantes

Literária: “Imagem ampliando o olhar”, com o escritor e ilustrador André Luis Neves Fonseca – Abril/2009

Anne, Alice, Juliana

“Ateliê de Histórias”, com Warley Goular – Abril/2009

Alice, Anne, Francinalda, Juliana, Patrícia Silva

Alfabetização e Letramento módulo I

Temática: O processo Evolutivo de Aprender a Ler e Escrever

Carla

Oficina “Máscaras” ministradas como parte das atividades realizadas pelo Grupo PET/ Educação no evento: Semana da Terra “I Circuito PET/UFMT da Semana de Ciência e Tecnologia”, promovido pelos grupos PET da Universidade Federal de Mato Grosso – Outubro

Anne, Alice, Patrícia Silva Francinalda, Paula, Patrícia Leite, Carlos, Fábio

Oficina De Webdesign (Vivência Geral) - Ministrante: Augusto Figliaggi.

Francinalda

Oficina de Fotografia: Ministrada Pelo Fotografo Paulo Kyd –3° Sarau Sentimento do Mundo: Instituto de Linguagens.

Paula, Patrícia Leite,Thaís

Oficina de Pintura Facial

Francinalda, Patrícia Leite, Jiscilene,Thaís

Representantes no Comitê Local de Acompanhamento

Anne, Patrícia Leite

Oficina de Artes Cênicas (Projeto Dramaturgia Leituras em Cena), com Aguinaldo Moreira de Souza (PR) – Julho/2009 (análise de textos dramáticos, técnicas de leitura encenada. Prática: exercícios de corporificação das estruturas do texto.

Alice

Oficina de Artes Cênicas (Vivência no Teatro de Sombras), com Alexandre Fávero e Fabiana Bigarella – Cia Teatro Lumbra de Animação – outubro/2009.

Alice

Participação em Cursos e Seminários

a) Curso de Apresentação de Programas de TV, com Professor Pedro Pinto – realizado pelo Departamento de Publicidade e Propaganda – UFMT nos dias 30 de março à 03 de abril de 2009 – 20 horas (Alice);

b) Curso de História da Arte, com Dr. Aline Figueiredo – realizado pelo Departamento de Cultura – UFMT nos dias 24 à 29 de agosto de 2009 – 20 horas (Alice);

c) Curso de Capacitação de Recursos e Elaboração de Projetos (orientação teórica e prática aplicada a elaboração de projetos para captação de recursos e parceiros), com Lyara Apostólica realizado pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso nos dias 12 e 13 de setembro de 2009 – 12 horas (Alice);

d) Seminário Temático: Introdução ao Pensamento de Nietzsche, com o Professor Dr. Silas Borges Monteiro, promovido pelo grupo de pesquisa filosofia da educação, da linha de pesquisa cultura, memória e teorias em educação. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT – 20 horas. (Alice).

3.2. Pesquisa

Informar as cinco atividades de pesquisa consideradas mais relevantes

Título das pesquisas/Temas de estudo:

1. Formação de professores em estagio probatório: identificando subsídios para elaboração de uma política de formação continuada de docentes universitários. Coord. Prof. Drª. Tânia Maria Lima Beraldo.

2. Âncoras identitárias em povoamentos tradicionais da baixada cuiabana. Coord. Prof. Darci Secchi.

3. Egressos do PET Educação: a contribuição do Programa de Educação Tutorial na formação profissional e social de ex-bolsistas. Coord. Prof. Darci Secchi.

4. O perfil profissional dos professores de Educação Infantil no município de Cuiabá. Coord. Prof. Ms. Talal Dib.

Cronograma de Execução da Atividade:

Marque com X os meses de execução da atividade até a elaboração deste relatório.

Jan

x

Fev X

Mar X

Abr X

Mai X

Jun X

Jul X

Ago

X

Set

X

Out X

Nov X

Dez

X

Descrição da atividade de pesquisa:

Descreva de forma sucinta em que consistiu/ consiste a atividade de pesquisa.

• Informe se as ações de pesquisa complementam temas tratados no âmbito do PET, previamente definidos no Planejamento de Atividades do Grupo, ou tratam de temas específicos definidos por um pesquisador.

• Informe se as ações de pesquisa foram desenvolvidas no conjunto das atividades do grupo PET com o seu próprio Tutor ou em local e horário diferentes e com orientador especifico externo ao grupo PET.

• Em que consistiu a participação do(s) aluno(s)?

1. Responsável direto pela atividade de pesquisa: professores Drª. Tânia Maria Lima Beraldo; Dr. Darci Secchi; Ms. Talal Dib.

Caso a atividade de pesquisa não seja orientada pelo Tutor, informe o nome e o vínculo institucional do pesquisador.

Parceiros ou colaboradores da atividade de pesquisa: Comunidade rural de Varginha, Escolas Municipais de Cuiabá, Secretaria Municipal de Educação, Serviço Social da Indústira- SESI.

Justificativa para a realização da atividade de pesquisa: Foram desenvolvidas pesquisa centradas nos eixos de formação profissional dos pedagogos: Educação infantil, prática escolar (estágio), integração com a comunidade( ancoras identitárias) e reconstrução da história do PET.

Na justificativa, responda às seguintes perguntas:
• Por que tomou a iniciativa de realizar este tipo de pesquisa?

Qual a relação da pesquisa com as demais atividades desenvolvidas pelo grupo?

Resultados esperados com a pesquisa: Sistematização, análise e divulgação de informações relativas aos respectivos objetos de pesquisa, a saber: a) política de formação continuada de docentes universitários; b) formação consolidação identitária em povoamentos tradicionais e ribeirinhos; c) contribuição do Programa de Educação Tutorial na formação profissional e social dos estudantes e; d) identificação do perfil profissional dos professores de Educação Infantil no município de Cuiabá.

Resultados alcançados com a pesquisa: Informações quantitativas e qualitativas, publicações de trabalhos acadêmicos, participação e eventos referentes aos temas; integração dos estudantes e professores com as comunidades alvo; produção de materiais instrucionais; avaliação qualitativa das atividades desenvolvidas.

Comentário Geral:

As atividades ainda prosseguem no ano de 2010 uma vez que se desdobraram em diversos projetos individuais e resultaram em monografia e dissertação de mestrado, além dos produtos já citados.

Utilize este espaço para:

• Relatar as circunstâncias que favoreceram ou dificultaram a execução da atividade;

• Mencionar outros aspectos que julgar pertinente.

Participação e apresentação de trabalhos em eventos científicos

a)VII ECONPET – Encontro Centro-Oeste e Norte dos Grupos PET – “Tecnologia e Qualidade de Vida”, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Maio/2009 (Anne, Carla, Carlos, Jiscilene, Juliana, Nadine, Patrícia Elbes, Patrícia Silva e Paula).

Ø Apresentação de Pôster: “Educação e Modernidade” – Anne; “Festival Cururu Siriri de Cuiabá” – Carlos; “Investigação da Prática Pedagógica Desenvolvida na Escola Especial “Maria Aparecida Pedrossian” (APAE/Cuiabá-MT)” – Juliana e Patrícia Silva;

b) XIV ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos PET com o tema, “Amazônia, Sociobiodiversidade, Biotecnologia e Estatuinte”, promovido pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM – 13 à 17 julho de 2009 (Alice, Carlos e Francinalda);

Ø Apresentação de Pôster: “Qualificação de Professores Ribeirinhos da Baixada Cuiabana/MT” – Alice; “Qualificação de Professores em Escolas Ribeirinhas da Baixada Cuiabana” – Carlos; “Amazônia, Sociobiodiversidade, Biotecnologia e Estatuinte” e “Arte-educação: O Livro de Pano Como Instrumento Mediador da Aprendizagem e Inclusão na Educação Infantil” - Francinalda.

c) SBPC – 61ª Reunião Anual da SBPC – promovido pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM – Manaus (AM) - 13 à 17 julho de 2009 (Alice, Carlos e Francinalda)

Ø Apresentação de Pôster: “Arte-Cidadania: Relato de Uma Experiência de Arte e Educação em Várzea Grande/MT” – Alice

d) Semana da Terra “I Circuito PET/UFMT da Semana de Ciência e Tecnologia”, promovido pelos grupos PET da Universidade Federal de Mato Grosso - Outubro (Todos os peteanos);

e) CONAE realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso – Alice, Francinalda, Patrícia Elbes;

f) Seminário Educação 2009 “Políticas Educacionais: Cenários e Projetos Sociais”, realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso – 22 a 25 de Novembro (Todos os peteanos)

Ø Apresentação Oral: “Uma Experiência de Arte Educação em Várzea Grande/MT para o Exercício da Cidadania”- Alice; “Educação: uma volta ao tempo” – Anne; “A Comunicação entre pais e filhos com deficiência auditiva” – Carla; “O Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso”- Carlos; “Educação Especial e APAE: ensinando por meio do lúdico” – Francinalda; “As possibilidades e os limites da gestão democrática da escola: A participação dos pais” – Nadine; “Educação sem Amparo” – Patrícia Silva;

Ø Apresentação de Pôster: “Situação profissional dos acadêmicos participantes do Grupo PET-Educação 2005-2009” (Jiscilene, Nadine e Patrícia Elbes); “A formação de Leitores Através da Literatura Infantil” (Juliana); “Horto Florestal como Prática de Educação” (Paula);

Ø Oficina: “O livro de pano na educação infantil e especial” - Alice e Francinalda; “Formação de Professores para a educação ambiental: Passo a Passo para elaborar um tapete de histórias” - Carla, Jiscilene e Patrícia Elbes

g) Ação global: promovida pelo SESI (Serviço Social da Indústria) realizado no bairro Pedra 90 / Cuiabá-MT – Maio/2009 (Todos os peteanos);

h) II Congresso de Pesquisadores e Profissionais em Educação – CPPE-2009, promovido pela Coordenação do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Cândido Rondon – UNIRONDON – 29 a 31 de Outubro (Anne, Carlos, Francinalda, Nadine e Patrícia Silva);

i) II Jornada do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Sociais e Educação - NEPRE – Relações Sociais, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso (Carlos).

j) 6° Bienal de Cultura da UNE e 1° Trienal Latinoamericana de Estudantes da Oclae

realizado pela Universidade Federal da Bahia (Carlos);

Ø Comunicação Oral: “Âncora identitárias em comunidade tradicionais da baixada cuiabana” – Carlos;

g) Oficina Literária Pra Gostar de Ler – Confecção do livro de pano - Francinalda;

h) X EMEL – Língua pra quê? Desafios do Profissional de Letras. Oficina ministrada “O Teatro na Educação e Seus Benefícios”; realizada no Instituto de Linguagem-IL-UFMT, nos dias 18 à 21 de abril de 2009 - 12horas (Alice);

i) Capacitação de Professores da Rede Pública de Cuiabá; oficina ministrada: ‘A Arte de Contar Histórias” realizada na EMEB Maria Ambrósio no dia 29 de abril de 2009 – 8 horas (Alice);

j) Capacitação de Professores da rede Pública de Cuiabá; oficina ministrada: “Como Contar e Encantar com Histórias” realizada na EMEB Henrique da Silva Prado no dia 26 de junho de 2009 – 8 horas (Alice);

k) Oficina “Narrativa Oral Cênica” ministrada como parte dos conteúdos da disciplina “Tópicos Especiais em Educação Indígena” do Curso de Pedagogia, Instituto de Educação/UFMT (Alice);

l) Oficina “Máscaras” ministradas como parte das atividades realizadas pelo Grupo PET/ Educação no evento: Semana da Terra “I Circuito PET/UFMT da Semana de Ciência e Tecnologia”, promovido pelos grupos PET da Universidade Federal de Mato Grosso - Outubro (Alice);

m) Apresentação do Espetáculo “Histórias Birutas e Batutas” realizado no Centro Cultural de Tangará da Serra/MT, nos dias 03 à 05 de maio de 2009 (Alice);

n) Apresentação do Espetáculo “Histórias Birutas e Batutas” realizado no Cine Teatro de Cuiabá/MT referente à inauguração do espaço, no dia 28 de maio de 2009 (Alice);

o) Apresentação do Espetáculo “Histórias Birutas e Batutas”, realizado no Centro de Eventos de Diamantino/MT – em comemoração a X Semana do Educador – FID (Faculdade Integrada de Diamantino) (Alice);

p) Direção da Leitura do texto “O Retorno ao Deserto”- Bernard-Marie Koltès – Projeto Dramaturgia Leituras em Cena – SESC, no dia 23 de outubro de 2009 (Alice);

q) Apresentação de Contação de Histórias no lançamento da Cartilha “Educação Ambiental” – PET na Comunidade Carrapicho Várzea Grande (Alice);

r) MITI – Mostra Internacional de Teatro Infantil – 03 à 24/10/2009 (Alice);

s) FLIMT - Feira do Livro Indígena de Mato Grosso – 06 à 10/10/2009 (Alice);

t) Projeto Palco Giratório – Apresentações artísticas – SESC/MT (Alice);

u) Projeto Poesia Versos e Cordas - Apresentações artísticas – SESC/MT (Alice).

3.3. Extensão

Informar as cinco atividades de extensão consideradas mais relevantes

Natureza da atividade realizada:

Especificar o tipo da atividade desenvolvida: seminário, palestra, curso, oficina...

Tema:

Cronograma de Execução da Atividade:

Marque com X os meses de execução da atividade até a elaboração deste relatório.

Jan

x

Fev X

Mar X

Abr X

Mai X

Jun

x

Jul X

Ago X

Set X

Out X

Nov X

Dez X

Público Alvo:

Informe se a atividade foi destinada à comunidade acadêmica ou à comunidade externa. Especifique o local de realização e o público, estimando a quantidade, a faixa etária e o gênero.

Descrição da Atividade:

Descreva de forma sucinta em que consistiu/ consiste a atividade extensionista e indique em que consistiu a participação do(s) aluno(s).

  1. Formação de professores de escolas ribeirinhas da baixada cuiabana (PROEXT) Coord. prof. Dr. Darci Secchi;

  1. Ensinando através do lúdico na APAE. Coord. Prof. Drª Sumaya Persona de Carvalho;

  1. Alfabetização de jovens e adultos com o método Paulo Freire. Coord. Prof. Darci Secchi.

Promotores da atividade:

Especificar se a atividade foi promovida pelo grupo, pela IES ou por outros.

Parceiros ou colaboradores da atividade:

Justificativa realização da atividade:

Na justificativa, responda às seguintes perguntas:
• Por que tomou a iniciativa de realizar a atividade?
• Quais os benefícios da atividade para o grupo, quanto aos aspectos acadêmicos, culturais e sociais?

Resultados esperados:

Resultados alcançados:

Comentário Geral:

Utilize este espaço para:

• Relatar as circunstâncias que favoreceram ou dificultaram a execução da atividade extencionista;

• Mencionar outros aspectos que julgar pertinente.

SÍNTESE DOS RESULTADOS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO

Produção de cartilhas paradidáticas utilizadas nas escolas e nos mini-cursos

1000 exemplares

Para obtenção do produto final da cartilha, primeiramente foi feita um levantamento bibliográfico seguido de uma pesquisa de campo que levantou dados relacionados à cultura local, educação, saúde, saneamento e meio ambiente. Em seguida os depoimentos foram transcritos e incorporados ao texto da cartilha. As ilustrações foram produzidas pelo grupo e por estudantes das escolas envolvidas. Uma vez concluído o boneco básico da cartilha foi realizada uma revisão geral e encaminhada à Superintendência Regional do SESI com vistas obter recursos para publicação. O projeto originalmente deveria ser financiado pelo PROEXT, porém por problemas operacionais na UFMT e no MEC o recurso previsto não chegou a ser disponibilizado. O SESI viabilizou a impressão de mil (1000) exemplares da cartilha. A cartilha foi entregue às escolas alvo e disponibilizada aos seus estudantes das séries iniciais.

Todos os peteanos

Início: jun. 2009

07 meses

1050 horas/mês

Produção de audiovisual

“Passo a passo para a criatividade”.

200 unidades

Produção de um DVD denominado “Passo a Passo para a Criatividade” foi patrocinado pela Prefeitura Municipal de Cuiabá e produzido pela Agência “A Produções”. Trata-se de um recurso didático que foi utilizado no processo de formação dos professores das escolas ribeirinhas. Consta de orientações passo a passo para elaborar recursos didáticos em linguagens como produção de serem encantados, teatro de bonecos, tapete de histórias, tele-histórias e fantoche de pano. O DVD teve uma tiragem de duzentas (200) cópias que foram entregues aos professores envolvidos no Projeto e aos participantes de oficinas do Seminário Educação 2009.

Todos os peteanos

Início: março2009

05 meses

945 horas/mês

Mini-cursos

Foram realizados cinco mini-curso para professores das escolas envolvidas no projeto com conteúdo didáticos e aulas práticas para a confecção dos seguintes materiais instrucionais: produção de serem encantados do imaginário ribeirinho, teatro de bonecos, tapete de histórias, tele-histórias e fantoche de pano). Os mini-cursos envolveram 42 professores das seguintes escolas: EMEB Dom Bosco; EMREB Benedita Xavier Rodrigues e EMREB Ilda Caetano de Oliveira Leite

das comunidades do Praeirinho, Nossa Senhora da Guia e Sucuri . Os mini-cursos serviram de aporte para o domínio de técnicas e ao aprofundamento de temáticas ambientais e culturais do quotidiano escolar e trataram de temas como cultura popular, saúde e saneamento, águas, queimadas, erosão, desmatamento e lixo.

Todos os peteanos

Início: agosto2009

05 meses

1575 horas/meses

Desenvolvimento de ações culturais

Desenvolvimento de ações culturais, lúdicas e formativas da consciência coletiva, procurando resgatar o imaginário, lendas e mitos, além de promover a inclusão das pessoas da comunidade (especialmente a comunidade escolar). Foram realizadas apresentações teatrais com o espetáculo “Histórias Birutas e Batutas”, teatro de bonecos e caraoquês com músicas regionais. Os eventos contaram com a cobertura da imprensa e a participação das comunidades escolares

Dada ao descompromisso do PROEXT/MEC/UFMT que não liberou os recursos previstos, não foi possível realizar as visitas monitoradas dos estudantes das escolas ao Campus da UFMT.

Todos os peteanos

Início: junho2009

01 mês

945 horas/mês

Produção de um audiovisual com uma síntese das ações desenvolvidas

Foi produzido um documentário audiovisual com a síntese de todas os temas abordados e d as ações desenvolvidas ao longo do projeto. O documentário está organizado em quatro partes e destaca os seguintes aspectos:

a) Elaboração de cinco recursos didáticos com monitoria passo a passo;

b) Produção de matéria veiculada pela TV Centro América (Globo) sobre as atividades do Projeto nas comunidade de São Gonçalo e Carrapicho (Várzea Grande);

c) Matéria jornalística produzida pelo Curso de Comunicação Social e coordenada pelo Prof. Pedro Pinto, apresentada no programa “Agora Quando” da TV Universidade;

d) Cobertura completa das atividades dos mini-cursos realizados ao longo do Projeto.

Todos os peteanos

Início: junho2009

07 meses

1050 horas/mês

Realização de dois mini-cursos no Seminário Educação 2009

Como parte integrante do Seminário de Educação 2009, foram oferecidos dois mini-cursos aos participantes do evento sobre os temas “Oficina e arte educação e saúde: o livro de pano na educação infantil e especial” e “Formação de Professores na Educação Ambiental: passo a passo para elaborar um tapete de história”.

Todos os peteanos

Novembro 2009

60 horas

4. CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

Sugere-se que esta etapa do relatório seja discutida conjuntamente pelo grupo (tutores e alunos), de modo que as informações traduzam a compreensão de todos.

4.1. A carga horária mínima de oito horas semanais para orientação dos alunos e do grupo foi cumprida pelo(a) Tutor(a)?

( X ) Integralmente

( ) Parcialmente

( ) Não foi cumprida

Justifique: ...................................................................................................................................

....................................................................................................................................................

4.2. A carga horária de vinte horas semanais para cumprimento das atividades do PET foi cumprida pelos alunos bolsistas e não bolsistas?

( X ) Integralmente

( ) Parcialmente

( ) Não foi cumprida

Justifique: ...................................................................................................................................

....................................................................................................................................................

4.3. As atividades planejadas foram realizadas?

( ) Integralmente

( X ) Parcialmente

( ) Não foram realizadas

Justifique: ...................................................................................................................................

....................................................................................................................................................

4.4. Informe sobre a participação da IES em relação ao apoio institucional para o desenvolvimento das atividades acadêmicas do grupo:

( X ) Integral

( ) Parcial

( ) Não houve apoio

Justifique: ...................................................................................................................................

....................................................................................................................................................

4.5. Informe sobre a interação do grupo com o projeto pedagógico do curso de graduação ao qual está vinculado:

( X ) Efetiva

( ) Parcial

( ) Não houve interação

Justifique: ...................................................................................................................................

....................................................................................................................................................

4.6. Informe sobre a atuação da SESu, considerando os aspectos de acompanhamento e gestão do PET:

( ) Excelente ( ) Regular

( X ) Bom ( ) Ruim

Justifique: ...................................................................................................................................

....................................................................................................................................................

4.7. Informe sobre a atuação do Comitê Local de Acompanhamento do PET quanto ao acompanhamento e orientação do grupo:

( X ) Excelente ( ) Regular

( ) Bom ( ) Ruim

Justifique: ...................................................................................................................................

....................................................................................................................................................

5. INFORMAÇÕES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

5.1. Dirigidas ao Grupo (Tutor e Alunos)

5.1.1. Considerando as atividades desenvolvidas pelo grupo, relacione, no mínimo, três atividades desenvolvidas pelo grupo PET, que caracterizem indicadores da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.

5.2. Dirigidas ao Tutor

5.2.1. Informe as atividades acadêmicas/ científicas mais relevantes que realizou/ participou no ano de 2009. (Congressos, publicações, pesquisas, etc.).

a) Participação de todos os eventos do PET (local, regional e nacional) e da SBPC em Manaus;

b) Publicação de dois livros acadêmicos (Formação de professores de escolas indígenas e Memórias de Etnologia Brasileira – EdUFMT);

c) Organização de uma coletânea de livros com nove volumes sobre Educação Escolar Indígena, reunindo dissertações e teses sobre aquela temática;

d) Publicação de um capítulo de livro (Educação, cultura e relações interétnicas –Editora Quartet/Edur, organizado pro Ahyas Siss);

e) Apresentação de trabalhos e coordenação de mesas em diversos eventos regionais e nacionais;

f) Prestação de assessorias especializadas e consultorias às Secretarias de Estado de Educação do Paraná e de Mato Grosso;

g) Parecerista Ad-Hoc de diversas Editoras e Instituições (EdUFMT, FCC; Fundação Ford; Fapemat; Telus);

h) Participação em bancas acadêmicas e concursos públicos na UFMT e UFAM;

i) Coordenador da pesquisa Âncoras Identitárias e do projeto de extensão Qualificação de Professores da Baixada Cuiabana (Proext).

5.2.2. Considerando as atividades desenvolvidas pelo grupo e a sua ação efetiva como Tutor, relacione, no mínimo, três aspectos que caracterizem a metodologia que você utiliza na Educação Tutorial.

a) Reuniões semanais de planejamento e avaliação com atribuição de responsabilidades individuais e coletivas;

b) Desenvolvimento das ações planejadas com foco na tríade acadêmica;

c) Envolvimento do grupo com a comunidade acadêmica por meio da participação no diretório estudantil e centro acadêmico, bem como de colegiados e outros espaços de representação estudantil;

d) Envolvimento do grupo com a população local, especialmente nos estágios curriculares, projetos de pesquisa e de extensão.

5.2.3. Considerando as atividades desenvolvidas no grupo e a sua ação efetiva como Tutor, relacione, no mínimo, três ações que caracterizem suas contribuições ao avanço qualitativo do curso de graduação ao qual está vinculado.

a) Participação em comissões de reestruturação do curso nos colegiados de curso e de departamento e outros espaços de deliberação ou de reflexão;

b) Produção de textos e artigos sobre temas do quotidiano político e educacional com divulgação nos veículos de comunicação local e pela internet;

c) Priorização das atividades docentes no curso de graduação por meio de disciplinas regulares obrigatórias e da oferta de disciplinas optativas na minha área de formação;

d) Apoio às iniciativas acadêmicas que reivindicam maior participação, espaços físicos compatíveis, acessibilidade, viagens, aulas de campo e outras iniciativas que rompam com a rotina, marasmo e ‘rotina’ na graduação.

5.2.4. Considerando as atividades desenvolvidas no âmbito do grupo e a sua ação efetiva como Tutor, relacione, no mínimo, três aspectos que tenham sido originalmente construídos no PET e que foram incorporados à sua prática docente junto aos demais alunos da graduação.

a) Maior conhecimento dos estudantes do curso por meio da realização de um diagnóstico qualitativo e da aplicação de instrumento de coleta de dados quantitativos que identifiquem o perfil tipológico de cada turma;

b) Maior aproximação com os estudantes pelo convívio na sala do PET e pelas atividades integradas com as turmas, com o Centro Acadêmico e com os membros do Grupo;

c) Maior sensibilidade para com a realidade cotidiana dos estudantes, maior tolerância e solidariedade com vistas a construir espaços de individuais e coletivos que resultem em ações protagonistas e com boa qualidade.

5.3. Dirigida ao conjunto dos Alunos do PET

5.3.1. Informe os trabalhos apresentados/ publicados por cada um dos alunos do grupo, indicando o evento, o local e a data.

a)VII ECONPET – Encontro Centro-Oeste e Norte dos Grupos PET – “Tecnologia e Qualidade de Vida”, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Maio/2009 (Anne, Carla, Carlos, Jiscilene, Juliana, Nadine, Patrícia Elbes, Patrícia Silva e Paula).

Ø Apresentação de Pôster: “Educação e Modernidade” – Anne; “Festival Cururu Siriri de Cuiabá” – Carlos; “Investigação da Prática Pedagógica Desenvolvida na Escola Especial “Maria Aparecida Pedrossian” (APAE/Cuiabá-MT)” – Juliana e Patrícia Silva;

b) XIV ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos PET com o tema, “Amazônia, Sociobiodiversidade, Biotecnologia e Estatuinte”, promovido pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM – 13 à 17 julho de 2009 (Alice, Carlos e Francinalda);

Ø Apresentação de Pôster: “Qualificação de Professores Ribeirinhos da Baixada Cuiabana/MT” – Alice; “Qualificação de Professores em Escolas Ribeirinhas da Baixada Cuiabana” – Carlos; “Amazônia, Sociobiodiversidade, Biotecnologia e Estatuinte” e “Arte-educação: O Livro de Pano Como Instrumento Mediador da Aprendizagem e Inclusão na Educação Infantil” - Francinalda.

c) SBPC – 61ª Reunião Anual da SBPC – promovido pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM – Manaus (AM) - 13 à 17 julho de 2009 (Alice, Carlos e Francinalda)

Ø Apresentação de Pôster: “Arte-Cidadania: Relato de Uma Experiência de Arte e Educação em Várzea Grande/MT” – Alice

d) Semana da Terra “I Circuito PET/UFMT da Semana de Ciência e Tecnologia”, promovido pelos grupos PET da Universidade Federal de Mato Grosso - Outubro (Todos os peteanos);

e) CONAE realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso – Alice, Francinalda, Patrícia Elbes;

f) Seminário Educação 2009 “Políticas Educacionais: Cenários e Projetos Sociais”, realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso – 22 a 25 de Novembro (Todos os peteanos)

Ø Apresentação Oral: “Uma Experiência de Arte Educação em Várzea Grande/MT para o Exercício da Cidadania”- Alice; “Educação: uma volta ao tempo” – Anne; “A Comunicação entre pais e filhos com deficiência auditiva” – Carla; “O Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso”- Carlos; “Educação Especial e APAE: ensinando por meio do lúdico” – Francinalda; “As possibilidades e os limites da gestão democrática da escola: A participação dos pais” – Nadine; “Educação sem Amparo” – Patrícia Silva;

Ø Apresentação de Pôster: “Situação profissional dos acadêmicos participantes do Grupo PET-Educação 2005-2009” (Jiscilene, Nadine e Patrícia Elbes); “A formação de Leitores Através da Literatura Infantil” (Juliana); “Horto Florestal como Prática de Educação” (Paula);

Ø Oficina: “O livro de pano na educação infantil e especial” - Alice e Francinalda; “Formação de Professores para a educação ambiental: Passo a Passo para elaborar um tapete de histórias” - Carla, Jiscilene e Patrícia Elbes

g) Ação global: promovida pelo SESI (Serviço Social da Indústria) realizado no bairro Pedra 90 / Cuiabá-MT – Maio/2009 (Todos os peteanos);

h) II Congresso de Pesquisadores e Profissionais em Educação – CPPE-2009, promovido pela Coordenação do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Cândido Rondon – UNIRONDON – 29 a 31 de Outubro (Anne, Carlos, Francinalda, Nadine e Patrícia Silva);

i) II Jornada do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Sociais e Educação - NEPRE – Relações Sociais, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso (Carlos).

j) 6° Bienal de Cultura da UNE e 1° Trienal Latinoamericana de Estudantes da Oclae

realizado pela Universidade Federal da Bahia (Carlos);

Ø Comunicação Oral: “Âncora identitárias em comunidade tradicionais da baixada cuiabana” – Carlos;

j) Oficina Literária Pra Gostar de Ler – Confecção do livro de pano - Francinalda;

k) X EMEL – Língua pra quê? Desafios do Profissional de Letras. Oficina ministrada “O Teatro na Educação e Seus Benefícios”; realizada no Instituto de Linguagem IL-UFMT, nos dias 18 à 21 de abril de 2009 - 12horas (Alice);

l) Capacitação de Professores da rede Pública de Cuiabá; oficina ministrada: ‘A Arte de Contar Histórias” realizada na EMEB Maria Ambrósio no dia 29 de abril de 2009 – 8 horas (Alice);

m) Capacitação de Professores da rede Pública de Cuiabá; oficina ministrada: “Como Contar e Encantar Com Histórias” realizada na EMEB Henrique da Silva Prado no dia 26 de junho de 2009 – 8 horas (Alice);

n) Oficina “Narrativa Oral Cênica” ministrada como parte dos conteúdos da disciplina “Tópicos Especiais em Educação Indígena” do Curso de Pedagogia, Instituto de Educação/UFMT (Alice);

o) Oficina “Máscaras” ministradas como parte das atividades realizadas pelo Grupo PET/ Educação no evento: Semana da Terra “I Circuito PET/UFMT da Semana de Ciência e Tecnologia”, promovido pelos grupos PET da Universidade Federal de Mato Grosso - Outubro (Alice);

p) Apresentação do Espetáculo “Histórias Birutas e Batutas” realizado no Centro Cultural de Tangará da Serra/MT, nos dias 03 à 05 de maio de 2009 (Alice);

q) Apresentação do Espetáculo “Histórias Birutas e Batutas” realizado no Cine Teatro de Cuiabá/MT referente à inauguração do espaço, no dia 28 de maio de 2009(Alice);

r) Apresentação do Espetáculo “Histórias Birutas e Batutas”, realizado no Centro de Eventos de Diamantino/MT – em comemoração a X Semana do Educador – FID (Faculdade Integrada de Diamantino) (Alice);

s) Direção da Leitura do texto “O Retorno ao Deserto”- Bernard-Marie Koltès – Projeto Dramaturgia Leituras em Cena – SESC, no dia 23 de outubro de 2009 (Alice) ;

t) Apresentação de Contação de Histórias no lançamento da Cartilha “Educação Ambiental” – PET na Comunidade Carrapicho Várzea Grande (Alice);

u) MITI – Mostra Internacional de Teatro Infantil – 03 à 24/10/2009 (Alice);

v) FLIMT - Feira do Livro Indígena de Mato Grosso – 06 à 10/10/2009 (Alice);

5.3.2. Considerando as atividades desenvolvidas pelo grupo e a ação efetiva do Tutor, relacione, no mínimo, três aspectos que caracterizem avanços qualitativos na formação acadêmica e na formação cidadã dos peteanos.

a) Apropriação progressiva da norma acadêmica por meio de produção de trabalhos didáticos digitalizados e entregues no formato ABNT;

b) Participação em eventos de natureza científica, política e cultural e o envolvimento crescente com pessoas representativas desses meios;

c) Envolvimento com comunidades e segmentos sociais específicos como ribeirinhos, pescadores, cururuzeiros, deficientes físicos, indígenas, etc. com vistas a formação holística e aprendizados recíprocos;

d) Participação efetiva em chapas e diretorias de organizações representativas dos estudantes como diretórios, centro acadêmico, colegiado de curso, congregação do Instituto, representação de turma e de formatura dentre outros.

Local e Data: Cuiabá, 20 de abril de 2010

Assinatura do Tutor:

Assinatura do representante dos Alunos, escolhido pelo Grupo:

Você Pode Gostar Também

0 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato