Relatório das atividades de 2009

12:28:00PET Educação UFMT


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESU
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA REDE DE IFES - DIFES



                                   PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL                                  

Relatório Anual de Atividades - Ano 2011
(01 de março de 2010 a 28 de fevereiro de 2011)

1. DADOS INSTITUCIONAIS
1.1. Instituição de Ensino Superior: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
1.2. Grupo: PET EDUCAÇÃO                                                          
1.3. Home Page do Grupo: www.peteducaufmt.blogspot.com.
1.4. Data da Criação do Grupo: 1989.
1.5. Tema (somente para os grupos criados a partir dos lotes temáticos): ..........................................
1.6. Curso de graduação ao qual o grupo está vinculado: Pedagogia
1.7. Habilitação oferecida pelo curso de graduação ao qual o grupo está vinculado:
( X ) Licenciatura ( ) Bacharelado ( ) Licenciatura e Bacharelado
1.8. Nome do Tutor: Darci Secchi
1.9. E-Mail do Tutor: darci.secchi@gmail.com
1.10. Titulação e área: Antropologia
1.11. Data de ingresso do Tutor (mês/ano): abril 2003.
1.12. Interlocutor do PET na IES Célia Homem
1.13. E-Mail do Interlocutor celiah@ufmt.br
1.14. Pró-Reitor de Graduação: Myrian Thereza de Moura Serra
1.15. E-Mail do Pró-Reitor de Graduação: proeg@ufmt.br


2. Informações sobre os bolsistas e não bolsistas:

a) Quadro de identificação:
Especificar o mês/ano de ingresso no curso de graduação da IES e no programa PET, o período letivo que está cursado e o coeficiente de rendimento escolar relativo ao último período letivo cursado, conforme quadro abaixo.

Nome dos bolsistas
Ingresso na IES

Ingresso no PET

Período letivo atual
Coeficiente Atual de Rendimento Escolar
Alessandra Silva de Souza
 Mai/2011
Set/2011
2012
8.91
Anne Karoline O. F da Silva
Mar/2008
Mar/2009
2012
7.43
Cintya Mari da Cruz Silva
Out/2010
Nov/2010
2012
8.14
Edileuza Ferraz de Araújo
Mar/2009
Set/2010
2012
8.81
Elizete Pereira da Costa
Mar/2009
Mar/2010
2012
8.15
Eugênia Maria da Silva Morais
Mar/2010
Mai/2011
2012
8.64
Isabella de Siqueira Bastos
Mar/2010
Jan/2011
2012
8.03
Jaqueline Freire Bispo
Mar/2009
Mai/2010
2012
8.42
Naiana Rodrigues da Silva
Mar/2011
Mai/2011
2012
9.29
Patrícia Elbes de Oliveira Leite
Mar/2008
Nov/2008
2011
8.39
Paula Mattos da Cunha
Mar/2008
Abr/2009
2011
8.47
Regiane Meres Menezes Brites
Mar/2009
Mai/2010
2012
8.88
Samara Cardoso Oliveira
Mai/2011
Set/2011
2012
7.95
Nome dos não bolsistas
Ingresso na IES

Ingresso no PET
Período letivo atual
Coeficiente Atual de Rendimento Escolar
Jiscilene Teixeira dos Santos
Mar/2008
Nov/2008
2011
8,27

b) Em caso de declínio no rendimento acadêmico do grupo e/ou de um bolsista ou não-bolsista em particular, justifique.

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GRUPO

3.1. Ensino
Informar as cinco atividades de ensino consideradas mais relevantes




Natureza da Atividade Realizada: diversas
Especificar o tipo da atividade desenvolvida: seminário, palestra, curso, oficina...

Tema: Formação curricular e extracurricular
Cronograma de Execução da Atividade:             
Marque com X os meses de execução da atividade até a elaboração deste relatório.
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
 X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Público Alvo:
Informe se a atividade foi destinada ao próprio grupo, à comunidade acadêmica em geral ou à comunidade externa à IES.
O público alvo para essas atividades são os próprios alunos do Curso.
Atividades de caráter curricular:
1.    Disciplinas regulares dos cursos de graduação em seus respectivos anos e módulos;
2.    Disciplinas optativas: Educação de jovens e adultos (EJA), Tópicos especiais em Educação Indígena, Pedagogia da Infância II, História da Arte, Jogos, brinquedos e brincadeiras: o lúdico processo de desenvolvimento da criança, Tópicos em Educação Ambiental, Educação, Politica Educacional, Movimentos Sociais.
3.    Disciplinas complementares: Libras, Violão, Línguas para fins acadêmicos (Inglês, Espanhol, Frances e Italiano).

Promotores da atividade:
Especificar se a atividade foi promovida pelo grupo, pela IES ou por outros.
Alunos de Pedagogia bem como os professores da instituição do IE
Parceiros ou colaboradores da atividade: Congregação do IE; Coordenação de Curso; Centro Acadêmico de Pedagogia; Comitê Local do Programa PET.
Justificativa para realização da atividade:
Na justificativa, responda às seguintes perguntas:
• Esta atividade estava prevista no Planejamento de Atividades do grupo?
• Por que tomou a iniciativa de realizar a atividade?
• Qual a contribuição da atividade para o desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no curso em que o grupo está inserido?
• Quais os benefícios acadêmicos/ culturais/ sociais da atividade para o grupo/ IES/ comunidade envolvida, etc.
Resultados esperados com a atividade: Formação curricular e complementar, conforme às necessidades e interesses de cada estudante.
Resultados alcançados com a atividade: A formação curricular e complementar ocorreu por meio de estudos disciplinares curriculares e extracurriculares, cursos avulsos, palestras, seminários e outras iniciativas congêneres.
Comentário geral:­­­­­ Cada estudante procurou ampliar o leque de possibilidades formativas dirigindo sua formação para eventos de seu interesse. Tanto no meio acadêmico, profissional, familiar, comunitário, cultural e religioso etc.
Utilize este espaço para:
• Relatar as circunstâncias que favoreceram ou dificultaram a execução da atividade;
• Mencionar outros aspectos que julgar pertinente.







3.2.        SÍNTESE DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE ENSINO
DISCIPLINAS OPTATIVAS



Disciplinas Optativas
Participantes
Politica e Avaliação Educacional
Alessandra Silva de Souza
Educação e Movimentos Sociais
Samara Cardoso Oliveira
Tópicos Especiais em Educação Ambiental
 Cintya Mari da Cruz Silva
Elizete Pereira da Costa
Eugênia Maria da Silva Morais
Jaqueline Freire Bispo
Tópicos Especiais de Educação Indígena
Jaqueline Freire Bispo




3.3.        Disciplinas Extracurriculares:

Grupos de estudos:

Alfabetização em tempo de letramento.

O presente projeto objetiva contribuir para a melhoria do ensino público através de ações junto aos professores alfabetizadores e acadêmicas do Curso de Pedagogia, da UFMT, que resulte no desenvolvimento de práticas pedagógicas, geradas a partir dos estudos realizados sobre a Psicogênese da Língua Escrita (Ferreiro e Teberosky) possibilitando, assim, a formação de crianças leitoras e produtoras de texto. Para tanto serão realizadas sessões de estudos sobre a metodologia da alfabetização, planejamento e avaliação das ações a serem desenvolvidas no ciclo I do Ensino Fundamental. Esse curso propõe uma reflexão sobre o processo de compreensão e apropriação da linguagem escrita e a prática pedagógica em sala de aula incluindo o planejamento de intervenções favoráveis ao processo de compreensão do princípio alfabético. Através de exposições teóricas, análises de produções infantis e de situações de sala de aula, atividades e discussões sobre alfabetização e letramento. Espera-se que esse projeto constitua-se em uma alternativa de intercâmbio, interação e interlocução entre escola pública e Universidade respondendo as necessidades de formação em serviço dos docentes e a formação inicial de professores alfabetizadores, e na produção de novos conhecimentos por parte do coordenador/pesquisador responsável pela proposta.

Participantes:
Alessandra Silva de Souza, Anne Karoline O. F. da Silva, Regiane Meres Menezes Brites, Edileuza Ferraz de Araújo, Samara Cardoso Oliveira, Elizete Pereira da Costa.

 Políticas Educacionais

Durante o primeiro semestre de 2011 foram dedicados ao estudos das obras de Karl Marx, com a intenção de,
por meio de suas próprias obras, compreender o sistema capitalista e seus reflexos na educação.
Participantes: Regiane Meres Menezes Brites e Edileuza Ferraz de Araújo.
Grupo de John Dewey.
Durante o segundo semestre de 2011, coordenado pela Profeª Judith Guimarães Cardoso, foi realizado um estudo sobre a obra "Experiência e Educação" em que trata a concepção pedagógica filosófica pragmática; faz uma crítica à concepção tradicional. Enfatiza as relações unidirecionais para a educação, valorizando a experiência empírica, vivência do aluno e do professor neste mundo. Valoriza as coisas práticas de forma não individualista, onde o indivíduo está vinculado às vivências coletivas e sociais. . 
Participantes: Regiane Meres Menezes Brites e Edileuza Ferraz de Araújo
Curso Complementar:

Línguas para fins acadêmicos
(Inglês)

EUGÊNIA MARIA DA SILVA MORAIS
LIBRAS
Cintya Mari da Cruz Silva
3.4            .   Oficinas
Oficinas
Participantes
Oficina de Brinquedos de Sucatas
Edileuza Ferraz de Araújo
Regiane Meres Menezes Brites

Pintura facial
Anne Karoline O. F. da Silva
Elizete Pereira da Costa
Jaqueline Freire Bispo
Isabella de Siqueira Bastos
O uso Geoplano no ensino da Geometria nos anos iniciais.
Regiane Meres Menezes Brites
Edileuza Ferraz de Araújo
Geometria e arte na educação infantil.
Naiana Rodrigues da Silva


Oficina de capacitação utilizando de história para extensão na comunidade Bonsucesso
Anne Karoline O. F. da Silva
Cintya Mari da Cruz Silva
Edileuza Ferraz de Araújo
Elizete Pereira da Costa
Eugênia Maria da Silva Morais
Isabella de Siqueira Bastos
Naiana Rodrigues da Silva
Paula Mattos da Cunha
Patrícia Elbes de Oliveira Leite
Regiane Meres Menezes Brites





Tapete de histórias: Passo a passo para elaborar um tapete de histórias.

Anne Karoline O. F. da Silva
Cintya Mari da Cruz Silva
Edileuza Ferraz de Araújo
Elizete Pereira da Costa
Eugênia Maria da Silva Morais
Isabella de Siqueira Bastos
Jiscilene Teixeira dos Santos
Naiana Rodrigues da Silva
Paula Mattos da Cunha
Patrícia Elbes de Oliveira Leite
Regiane Meres Menezes Brites



4.    Participação em Cursos, Eventos Palestras e Seminários.

a)    II Semana Acadêmica da UFMT realizada pela Universidade de Mato Grosso no período de 21 à 24/09/2010 com carga horária de 40h.

Participantes: Alessandra Silva de Souza, Anne Karoline O. F da Silva, Edileuza Ferraz de Araújo, Elizete Pereira da Costa, Jiscilene Teixeira dos Santos Naiana Rodrigues da Silva, Regiane Meres Menezes Brites e Samara Cardoso Oliveira, Isabella de Siqueira Bastos, Paula Mattos da Cunha, Patrícia Elbes de Oliveira Leite.

b)    I Fórum das licenciaturas: Naiana Rodrigues da Silva.

c)    Simpósio Internacional Merleau-Ponty:

 Regiane Meres Menezes Brites, Edileuza Ferraz de Araújo, Naiana Rodrigues da Silva e Anne Karoline O. F. da Silva.

d)    I Ciclo de Workshops: Aspectos socioeconômicos de Pescadores do Pantanal Norte.
Paticipantes: Anne Karoline O. F. da Silva, Cintya Mari da Cruz Silva, Edileuza Ferraz de Araújo, Elizete Pereira da Costa, Eugênia Maria da Silva Morais, Naiana Rodrigues da Silva e Regiane Meres Menezes Brites, Paula Mattos da Cunha, Patrícia Elbes de Oliveira Leite, Isabella de Siqueira Bastos.

e)    II Seminário Integrador de Prática Docente IV: Prática de Ensino IV e I Seminário do Curso em Especialização em Educação Infantil - "Estágio lugar de tensões teórico práticas na formação do pedagogo que envolve múltiplos sentidos e negociações" 09 a 11/06/2011.

Participantes: Jiscilene Teixeira dos Santos, Paula Mattos da Cunha, Patrícia Elbes de Oliveira Leite. (obrigatório para alunos do 4º ano).

f)     II Seminário da infância: Naiana Rodrigues da Silva

g)    I Seminário da Especialização em Educação Infantil -2011.
Jiscilene Teixeira dos Santos, Jaqueline Freire Bispo.



h)   Seminário temático: “Ética em Pesquisa”: Anne Karoline O. F. da Silva

i)     II seminário da REMP: Naiana Rodrigues da Silva


j)      8ª Edição do FETRAN (FESTIVAL DE TRÂNSITO): Anne Karoline O. F. da Silva

k)    Palestra: “Ciclo de conversas linguagens em movimento: a linguagem como percepção do contínuo”: Anne Karoline O. F. da Silva.


l)     II Ciclo de debates diversidade e Desigualdades Sociorraciais: Naiana Rodrigues da Silva.

m)  CONUNE / GO, 13 á 17 de julho, sedia o 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune) 2011:
Participantes: Elizete Pereira da Costa, Jaqueline Freire Bispo, Patrícia Elbes de Oliveira Leite.

n)   CONEB/ RJ 13º CONEB Conselho Nacional de Entidades de Base da Une:
Participantes: Elizete Pereira da Costa, Jaqueline Freire Bispo, Patrícia Elbes de Oliveira Leite.


o)    Organização e participação na Semana da Terra 2011:

Participantes e monitores: Alessandra Silva de Souza, Anne Karoline O. F. da Silva, Edileuza Ferraz de Araújo, Elizete Pereira da Costa, Isabella de Siqueira Bastos Jiscilene Teixeira dos Santos, Naiana, Patrícia Elbes de Oliveira Leite, Paula Mattos da Cunha e Regiane Meres Menezes Brites, Eugênia Maria da Silva Moraes, Cintya Mari da Cruz Silva, Isabella de Siqueira Bastos e Samara Cardoso Oliveira.

p)    Participação na organização do Seminário Internacional de Educação
(Isabella Siqueira Bastos).

                              
4.1. Membros e monitoria em organização de eventos.

a)    Comissão organizadora da Primeira Semana de Institutos Unificados – PSIU: Elizete Pereira da Costa, Patrícia Elbes de Oliveira Leite, Jaqueline.

b)    Membro da comissão organizadora da semana do calouro 2011/2: Elizete Pereira da Costa.

c)    Membro da comissão organizadora da semana do Halloween: Elizete Pereira da Costa.

d)     Participação na virada cultural. PROCEV – DCE: Elizete Pereira da Costa


e)    Mesário nas eleições para DCE 2011: Edileuza Ferraz de Araújo

f)     INTERCOM – 2011: Eugênia Maria da Silva Moraes, Patrícia Elbes de Oliveira Leite

g)     Membro do colegiado de curso: Patrícia Elbes de Oliveira Leite

h)    Membro da diretoria do centro acadêmico – CAPe: Patrícia Elbes de Oliveira Leite.


5.     Pesquisa
Informar as cinco atividades de pesquisa consideradas mais relevantes

Título das pesquisas/ Temas de estudo:

1.    Creche de apoio e aplicação no campus da UFMT: demandas e perspectivas – Coordenador. Prof. Doutor Darci Secchi.
(em andamento).

2.    TDAH na escola: estratégias e possibilidades Coordenador. Prof. Doutora Sumaya Persona.


3.    Perfil dos Egressos do curso de pedagogia de 2006 a 2010 Coordenador Doutor Prof. Doutor Darci Secchi: ( em andamento)

4.     Perfil Tipológico e os impactos do SISU no curso de Pedagogia. - orientador Prof. Dr. Delarim Martins Gomes. Colaborador – Prof. Dr. Darci Secchi.


5.    O avanço da criança no processo de alfabetização - Coordenada pela Profª. Dra. Ana Lucia Nunes da Cunha Vilela;









6.    Participação e apresentação de trabalhos em eventos científicos.

a)    SBPC - 63ª Reunião Anual da SBPC julho de 2011. – promovido pela Universidade Federal de Goiânia UFG- 10 a 15 de Julho.

Tema: Cerrado: água, alimento e energia.
Síntese sobre o evento: A reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) é realizada desde 1948. A Reunião é um importante elemento de propagação dos avanços da ciência nas diferentes áreas do conhecimento e um fórum de debate/ discussão de políticas públicas em C&T. Sua programação conta com apresentações culturais em geral, como dança, música, teatro, simpósios, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos na modalidade de pôster. A Reunião é realizada anualmente nos meses de Julho, cada ano em um Estado diferente.
No ano de 2011, o evento foi realizado em Goiânia (GO), na Universidade Federal de Goiás (UFG), nos dias já citados anteriormente.

Participantes: Anne karoline O. F da Silva, Isabella de Siqueira Bastos, Edileuza Ferraz de Araújo, Elizete Pereira da Costa, Jiscilene Teixeira dos Santos, Regiane Meres Menezes Brites, Paula Mattos da Cunha, Anne Karoline O. F. da Silva, Patrícia Elbes de Oliveira Leite, Isabella de Siqueira Bastos.

Apresentação de Pôster:
“Feminização da Educação”
(Anne Karoline O. F. da Silva).

“Deficiência física: acessibilidade”
(Edileuza Ferraz de Araújo e Regiane Meres Menezes Brites).

“A importância da leitura e seu ensino em sala de aula”:
(Edileuza Ferraz de Araújo, Elizete Pereira da Costa e Regiane Meres Menezes Brites).

“Relações Institucionais: Família/Escola”
(Patrícia Elbes de Oliveira Leite, Jiscilene Teixeira dos Santos e Paula Mattos da Cunha.)

“Educação Matemática nas Series Iniciais do Ensino Fundamental” (Patrícia Elbes de Oliveira Leite, Jiscilene Teixeira dos Santos).

“Métodos Educativos Utilizadas em Áreas Indígenas”
(Patrícia Elbes de Oliveira Leite e Jiscilene Teixeira dos Santos).

“O conhecimento da Comunidade Sobre Políticas Publica com Base na Lei nº 5.011/2007 do Município de Cuiabá”
(Patrícia Elbes de Oliveira Leite, Jiscilene Teixeira dos Santos e Paula Mattos da Cunha).

 ’’A pedagogia de projetos no contexto da educação infantil: desafios e perspectiva’’.
(Paula Mattos da Cunha.)

 Leitura e Escrita na Alfabetização”
(Jaqueline Freire Bispo).

“Ler e escrever através de artes visuais em séries iniciais”.
(Cintya Mari da Cruz Silva e Isabella de Siqueira Bastos – Cooautoras).

 “O laboratório de informática como recurso didático na escola”.
(Jiscilene Teixeira dos Santos).



 “Trabalhando com narrativas”.
(Jiscilene Teixeira dos Santos).

“A narrativa como recurso didático no Estágio Supervisionado”.
(Jiscilene Teixeira dos Santos).


b)    ENAPET- XVI Encontro Nacional dos Programas de Educação Tutorial.

Tema: Diversidade Cultural e Integração ao Conhecimento

Participantes:
Anne Karoline O. F. da Silva, Isabella de Siqueira Bastos, Elizete Pereira da Costa, Anne Karoline O. F. da Silva, Edileuza Ferraz de Araújo, Jiscielene Teixeira dos Santos, Regiane Meres Menezes Brites, Paula Mattos da Cunha e Patrícia Elbes de Oliveira Leite, Jaqueline Freire Bispo, Isabella de Siqueira Bastos.

c)    Síntese do evento: O grupo PET existe há aproximadamente 32 anos. Para maior articulação entre os grupos PET’s de todos os estados afim de melhorias almejadas pelos integrantes e representantes dos grupos. Foi criado o ENAPET, o mesmo é o fórum deliberativo máximo dos grupos PET. No ano de 2011 ele foi realizado na cidade de Goiânia (GO) Promovido pela Universidade Federal de Goiânia (UFG) nos períodos de 12 a 16 de julho.



Apresentação de Pôster:
Arte pós-descarte”
(Elizete Pereira da Costa, Isabella de Siqueira Bastos)


d)    Semiedu - Seminário de Educação 2011

Tema: Educação e Relações Raciais Dez anos de estudos e pesquisas na UFMT.

Participantes e colaboradores na monitoria:
Alessandra Silva de Souza, Anne Karoline O. F. da Silva, Cintya Mari da Cruz Silva, Edileuza Ferraz de Araújo, Elizete Pereira da Costa, Eugênia Maria da Silva Moraes, Jiscilene Teixeira dos Santos, Naiana Rodrigues da Silva, Patrícia Elbes de Oliveira Leite, Paula Mattos da Cunha, Regiane Meres Menezes Brites e Samara Cardoso Oliveira.

Síntese do evento: O Seminário da Educação é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, em 2011, realizou-se a 19ª Edição. Trata-se de um evento que já adquiriu dimensão nacional, caracterizado como um fórum privilegiado de discussão e intercâmbio entre profissionais da área, estudantes e pesquisadores.
A cada ano, um dos Grupos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação tem assumido a Coordenação Geral do Evento.
Ao grupo coordenador é atribuída a responsabilidade pela organização das atividades especiais (conferências, painéis, mesas redondas
), selecionando temas e respectivos convidados para desenvolvê-las. Os trabalhos apresentados são na modalidade pôster e oral, bem como oficinas e minicursos.



Apresentação de pôster:

 O currículo organizado por ciclo de formação humana: O que pensam os docentes do 1 ciclo.
(Naiana Rodrigues da Silva)


Conflitos no Cotidiano Universitário: A relação entre grupos etários e diferentes no curso de pedagogia.
   (Cintya Mari da Cruz Silva)


Comunicação oral:

 “Perfil Tipológico dos estudantes do curso de Pedagogia 2011”.
 (Edileuza Ferraz de Araújo, Elizete Pereira da Costa, Regiane Meres Menezes Brites).

“A Organização da formação Continuada de Professores no Sistema Municipal de Educação de Cuiabá”
( Eugênia Maria da Silva Moraes)

  Oficina:
 “libras e ludicidade: a contação de histórias sob uma perspectiva integrativa para surdos e ouvintes”
(Anne Karoline O. F. da Silva)




e)    Semana da TerraI Circuito PET/UFMT da Semana de Ciência e Tecnologia”, promovido pelos grupos PET da Universidade Federal de Mato Grosso no período de 19 a 21 de Outubro 2011.

Tema: Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco
                                                                                                                             
Síntese do evento: A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFMT compõe a programação nacional proposta pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, teve como objetivo a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

Participantes e monitores do evento: Alessandra Silva de Souza, Anne Karoline O. F. da Silva, Edileuza Ferraz de Araújo, Elizete Pereira da Costa, Jiscilene Teixeira dos Santos, Naiana, Patrícia Elbes de Oliveira Leite, Paula Mattos da Cunha, Regiane Meres Menezes Brites, Eugênia Maria da Silva Moraes, Cintya Mari da Cruz Silva, Isabella de Siqueira Bastos e Samara Cardoso Oliveira.
                                        
Coordenador de mesa: tutor Darci Secchi, no dia 19/10 foi um dos coordenadores de mesa com a temática, “O uso de pesticidas e impactos socioambientais” Prof.Dr Wanderley Pignati (ISC/UFMT), “IN- Sustentabilidade do Desenvolvimento” Prof. Drª. Michelle Sato (IE/UFMT).


f)     II Seminário de Projetos Integradores de Prática de Docente IV – I Seminário do Curso de Especialização em Educação Infantil Prática de Ensino V realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso – nos dias 24/25 de setembro de 2011.

Participação:
Anne Karoline O. F. da Silva, Regiane, Edileuza Ferraz de Araújo, Elizete Pereira da Costa, Jaqueline Freire Bispo, Jiscilene Teixeira dos Santos, Patrícia Elbes de Oliveira Leite, Paula Mattos da Cunha, Regiane Meres Menezes Brites.

Síntese do evento: II Seminário de Projetos Integradores de Prática Docente IV e o I Seminário do Curso de Especialização em Educação Infantil, “Estágio: lugar de tensões teórico-práticas na formação do pedagogo que envolve diversos sentidos, sujeitos e negociações” têm por finalidade beneficiar a integração e reflexão sobre as ações ocorridas no estágio supervisionado do curso de Pedagogia, no sentido de expandir e solidificar o diálogo entre UFMT e Escolas Públicas do Ensino Básico. O seminário aprecia as seguintes atividades: mesa-redonda, relato de experiências, exposição de pôsteres, de materiais pedagógicos e de apresentações orais.

Apresentação de Pôster:
 “A narrativa como Recurso Didático na Educação Infantil”
(Patrícia Elbes de Oliveira Leite)                                                                                    
“Atividades de Recorte e Colagem na Educação Infantil”
 (Patrícia Elbes de Oliveira Leite)                                   

g)    II Semana Acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso, realizada no período de 27 a 30 de Setembro de 2011.
Participação:
 Alessandra Silva de Souza, Anne Karoline O. F. da Silva Edileuza Ferraz de Araújo, Elizete Pereira da Costa, Naiana Rodrigues da Silva, Regiane Meres Menezes Brites, Samara Cardoso Oliveira e Isabella de Siqueira Bastos, Jiscilene Teixeira dos Santos, Patrícia Elbes de Oliveira Leite, Paula Mattos da Cunha, Jaqueline Freire Bispo.
Síntese do evento: A Semana Acadêmica proporciona à mostra de trabalhos desenvolvidos no meio acadêmico, bem como informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação que a Instituição oferece. Além dos alunos, professores e técnicos, a Semana Acadêmica é aberta à visitação de estudantes do ensino médio e fundamental da região e à comunidade científica em geral. Sendo um evento em conjunto de esforços das Pró-reitorias de Ensino e Graduação; de Cultura Extensão e Vivência; de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação.


Apresentação de Pôster
 “A importância das Narrativas na pratica pedagógica da Educação Infantil”
(Patrícia Elbes de Oliveira Leite).



 ”Arte pós-descarte”
(Anne Karoline O. F. da Silva, Isabella de Siqueira Bastos, Jaqueline Freire Bispo).

“Projeto Alfabetizar”
(Anne Karoline O. F. da Silva, Edileuza Ferraz de Araújo, Regiane Meres Menezes Brites., Elizete Pereira da Costa , Paula Mattos da Cunha)

 ”O uso do diário de bordo no estágio supervisionado”
 (Paula Mattos da Cunha)
                                                                 

 
7. Extensão
Informar as cinco atividades de extensão consideradas mais relevantes

Natureza da atividade realizada:
Especificar o tipo da atividade desenvolvida: seminário, palestra, curso, oficina...
Tema:
Cronograma de Execução da Atividade:
Marque com X os meses de execução da atividade até a elaboração deste relatório.
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Público Alvo:
Informe se a atividade foi destinada à comunidade acadêmica ou à comunidade externa. Especifique o local de realização e o público, estimando a quantidade, a faixa etária e o gênero.

Descrição da Atividade:
Descreva de forma sucinta em que consistiu/ consiste a atividade extensionista e indique em que consistiu a participação do(s) aluno(s).

Promotores da atividade:
Especificar se a atividade foi promovida pelo grupo, pela IES ou por outros.

Parceiros ou colaboradores da atividade:

Justificativa realização da atividade:
Na justificativa, responda às seguintes perguntas:
• Por que tomou a iniciativa de realizar a atividade?
• Quais os benefícios da atividade para o grupo, quanto aos aspectos acadêmicos, culturais e sociais?

Resultados esperados:

Resultados alcançados:

Comentário Geral:
Utilize este espaço para:
• Relatar as circunstâncias que favoreceram ou dificultaram a execução da atividade extencionista;
• Mencionar outros aspectos que julgar pertinente.


7.1. Atividades de extensão



1)    Projeto Arte pós-descarte 01/03 à 30/07 de 2011 coordenado pelo Professor Doutor Darci Secchi.

Síntese do Projeto: No início do mês de dezembro de 2010, o campus da UFMT em Cuiabá foi atingido por uma tempestade de chuvas e ventos que abateu centenas de árvores. A partir desse desastre ambiental, o tutor Darci Secchi ao tomar conhecimento do ocorrido, teve a iniciativa de fazer um reaproveitamento de partes das árvores abatidas, pois normalmente as mesmas não seriam utilizadas de forma significativa. Com o apoio e autorização da prefeitura do Campus o tutor decidiu reutilizá-las sendo feita uma triagem de certa quantidade de peças disponibilizadas. Com essa iniciativa o tutor fez surgir um projeto que a primeira vista parece ser de cunho puramente ambiental e/ou sustentável, mas na verdade a intenção do tutor Darci foi uma articulação entre a arte e a educação.
            Com tudo o projeto estendeu-se ao grupo PET Educação necessitando de participação maciça de todos integrantes, tornando-se um projeto de extensão. Sendo realizado um longo e paulatino processo de elaboração e lapidação das peças, interferindo o mínimo possível em seu formato com a intenção de manter suas primícias rústicas. As obras artísticas feitas pelo tutor, petianos com a consultoria de Orlando Bonfilho Pallaoro, teve como culminância exposições e divulgação em mídia como, TV universitária, TV Record, TV Cidade Verde, TV Centro América e exposição na Câmara Municipal de Cuiabá, Instituto de Linguagens (UFMT), ICHS ( PET Geografia) e Festival de Inverno em Chapadas dos Guimarães.



2)    Projeto Alfabetizar- Aula de reforço para o 1º e 2º ano da Escola Municipal Orzina de Amorim Soares, localizada no bairro Jardim Vitória. coordenado pela profª. doutora Ana Lucia.

Síntese do Projeto: O presente projeto objetiva contribuir para a melhoria do ensino público através de ações junto aos professores alfabetizadores e acadêmicas de pedagogia, geradas a partir dos estudos realizados possibilitando, assim a formação de crianças leitoras e produtoras de textos. Espera-se que esse projeto constitua-se em uma alternativa de intercambio, interação e interlocução entre escola pública e Universidade respondendo as necessidades de formação inicial de professores alfabetizadores.


3)   Aula Cultural em São Paulo período de 12 a 14 de outubro de 2011.

A aula foi idealizada e organizada pela coordenadora do Projeto, Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Nunes da Cunha Vilela, que coordena, ainda, o “Projeto Alfabetizar”, também em parceria com o PET Educação.
As visitas ocorreram ao Museu Paulista, Museu da Língua Portuguesa em visita à exposição sobre a vida e obra do escritor e poeta modernista Oswald de Andrade, Pinacoteca do Estado de São Paulo; a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura dentre outros.

4) I Ciclo de Workshops participativo: Aspectos socieconômicos de Pescadores do Pantanal Norte. - Profa. Dra. Nely Tocantins.

5) Pedagocine – Debates de filmes realizado pelo centro acadêmico de Pedagogia e Integrantes do Pet.

6)    Semana da TerraI Circuito PET/UFMT da Semana de Ciência e Tecnologia”, promovido pelos grupos PET da Universidade Federal de Mato Grosso no período de 19 a 21 de Outubro 2011.

Tema: Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco
                                                                                                                             
Síntese do evento: A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFMT compõe a programação nacional proposta pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, teve como objetivo a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.
Coordenador de mesa: tutor Darci Secchi, no dia 19/10 foi um dos coordenadores de mesa com a temática, “O uso de pesticidas e impactos socioambientais” Prof.Dr Wanderley Pignati (ISC/UFMT), “IN- Sustentabilidade do Desenvolvimento” Prof. Drª. Michelle Sato (IE/UFMT).



8. CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
Sugere-se que esta etapa do relatório seja discutida conjuntamente pelo grupo (tutores e alunos), de modo que as informações traduzam a compreensão de todos.

8.1. A carga horária mínima de oito horas semanais para orientação dos alunos e do grupo foi cumprida pelo (a) Tutor (a)?
(X) Integralmente
( ) Parcialmente
( ) Não foi cumprida
Justifique: ...................................................................................................................................
....................................................................................................................................................
8.2. A carga horária de vinte horas semanais para cumprimento das atividades do PET foi cumprida pelos alunos bolsistas e não bolsistas?
( x ) Integralmente
( ) Parcialmente
( ) Não foi cumprida
Justifique: ...................................................................................................................................
....................................................................................................................................................

8.3. As atividades planejadas foram realizadas?
( ) Integralmente
(X) Parcialmente
( ) Não foram realizadas
Justifique: ...................................................................................................................................
....................................................................................................................................................

8.4. Informe sobre a participação da IES em relação ao apoio institucional para o desenvolvimento das atividades acadêmicas do grupo:
( X) Integral
( ) Parcial
( ) Não houve apoio
Justifique: ...................................................................................................................................
....................................................................................................................................................

8.5. Informe sobre a interação do grupo com o projeto pedagógico do curso de graduação ao qual está vinculado:
( X ) Efetiva
( ) Parcial
( ) Não houve interação
Justifique: ...................................................................................................................................
....................................................................................................................................................

8.6. Informe sobre a atuação da SESu, considerando os aspectos de acompanhamento e gestão do PET:
( ) Excelente                ( ) Regular
( x ) Bom                                   ( ) Ruim
Justifique: ...................................................................................................................................
....................................................................................................................................................

8.7. Informe sobre a atuação do Comitê Local de Acompanhamento do PET quanto ao acompanhamento e orientação do grupo:
() Excelente                 ( ) Regular
( X ) Bom                                  ( ) Ruim
Justifique: ...................................................................................................................................
....................................................................................................................................................


9. INFORMAÇÕES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

9.1.        Dirigidas ao Grupo (Tutor e Alunos)
                                                                                                                  
9.1.1.   Considerando as atividades desenvolvidas pelo grupo, relacione, no mínimo, três atividades desenvolvidas pelo grupo PET, que caracterizem indicadores da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.

a)    Realização dos Projetos Integradores de Prática de Docente que associam atividades de pesquisa ensino e extensão, produção individual e coletiva, expressão escrita, verbas e corporal em um conjunto de atividades integradas desenvolvidas por docentes, discentes e comunidade escolar;
b)    Realização do Projeto Alfabetizar que associa o trabalho de pesquisa no campo da alfabetização com o exercício docente diretamente com crianças com dificuldades de aprendizado em comunidades carentes da periferia de Cuiabá; c)
c)    Realização do Projeto Arte Pós-Descarte que aprofundou estudos geográficos, históricos e ambientais, associados à produção artística e a exposição e das obras confeccionadas em exposições em espaços públicos (Câmara Municipal; eventos científicos, Festival de Inverno etc.)

9.2    Dirigidas ao Tutor

9.2.1     Informe as atividades acadêmicas/ científicas mais relevantes que realizou/ participou no ano de 2011. (Congressos, publicações, pesquisas, etc.)

9.2.2     Informe as atividades acadêmicas/ científicas mais relevantes que realizou/ participou no ano de 2011. (Congressos, publicações, pesquisas, etc.).
a)    Disciplinas e Orientações no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT;
b)    Apresentação de Trabalhos científicos em congressos regionais e nacionais;
c)    Organização da Semana da Terra 2011(Cuiabá, Outubro de 2011);
d)     Palestra e Coordenação de Mesa no Seminário Internacional de Educação (Cuiabá, Nov. 2011);
e)    Parecerista Ad-Hoc de diversas Instituições, Editoras e Publicações (EdUFMT, Fundação Carlos Chagas, Operação Amazônia Nativa; Revista Telus USDB, Revista de Educação da USP; Revista de Educação Pública da UFMT);
f)     Participação em bancas acadêmicas e concursos públicos na UFMT.
g)    Coordenador das seguintes pesquisas registradas na UFMT:
- Creche de apoio e aplicação no campus da UFMT: demandas e perspectivas;
- Situação profissional dos estudantes egressos do PET- Educação 2005-2009;
- Âncoras Identitárias e do projeto de extensão Qualificação de Professores da Baixada Cuiabana.

9.2.3     Considerando as atividades desenvolvidas pelo grupo e a sua ação efetiva como Tutor, relacione, no mínimo, três aspectos que caracterizem a metodologia que você utiliza na Educação Tutorial.
a)    Reuniões semanais de planejamento e avaliação com atribuição de responsabilidades individuais e coletivas;
b)    Desenvolvimento das ações planejadas com foco na tríade acadêmica;
c)    Envolvimento do grupo com a comunidade acadêmica por meio da participação no diretório estudantil e centro acadêmico, bem como de colegiados e outros espaços de representação estudantil;
d)    Envolvimento do grupo com a população local, especialmente nos estágios curriculares, projetos de pesquisa e de extensão.

9.2.4     Considerando as atividades desenvolvidas no grupo e a sua ação efetiva como Tutor, relacione, no mínimo, três ações que caracterizem suas contribuições ao avanço qualitativo do curso de graduação ao qual está vinculado.
a)    Participação em comissões de reestruturação do curso nos colegiados de curso e de departamento e outros espaços de deliberação ou de reflexão;
b)    Participação no Colegiado de Curso de Pedagogia;
c)    Produção de textos e artigos sobre temas do quotidiano político e educacional com divulgação nos veículos de comunicação local e pela internet;
d)    Priorização das atividades docentes no curso de graduação por meio de disciplinas regulares obrigatórias e da oferta de disciplinas optativas na minha área de formação;
e)    Apoio às iniciativas acadêmicas que reivindicam maior participação, espaços físicos compatíveis, acessibilidade, viagens, aulas de campo e outras iniciativas que rompam com a rotina, marasmo e ‘rotina’ na graduação.

9.2.5     Considerando as atividades desenvolvidas no âmbito do grupo e a sua ação efetiva como Tutor, relacione, no mínimo, três aspectos que tenham sido originalmente construídos no PET e que foram incorporados à sua prática docente junto aos demais alunos da graduação.
a)    Maior conhecimento dos estudantes do curso por meio da realização de um diagnóstico qualitativo e da aplicação de instrumento de coleta de dados quantitativos que identifiquem o perfil tipológico de cada turma;
b)    Maior aproximação com os estudantes pelo convívio na sala do PET e pelas atividades integradas com as turmas, com o Centro Acadêmico e com os membros do Grupo;
c)    Maior sensibilidade para com a realidade cotidiana dos estudantes, maior tolerância e solidariedade com vistas a construir espaços de individuais e coletivos que resultem em ações protagonistas e com boa qualidade.



10  Dirigida ao conjunto dos Alunos do PET

10.1Informe os trabalhos apresentados/ publicados por cada um dos alunos do grupo, indicando o evento, o local e a data.

a)    SBPC - 63ª Reunião Anual da SBPC julho de 2011. – promovido pela Universidade Federal de Goiânia UFG- 10 a 15 de Julho.

Apresentação de Pôster:
“Feminização da Educação”
(Anne Karoline O. F. da Silva).

“Deficiência física: acessibilidade”
(Edileuza Ferraz de Araújo e Regiane Meres Menezes Brites).

Ler e escrever através de artes visuais em séries iniciais.
(Cintya Mari da Cruz Silva)


“A importância da leitura e seu ensino em sala de aula”:
(Edileuza Ferraz de Araújo, Elizete Pereira da Costa e Regiane Meres Menezes Brites).

“Relações Institucionais: Família/Escola”
(Patrícia Elbes de Oliveira Leite, Jiscilene Teixeira dos Santos e Paula Mattos da Cunha.)

“Educação Matemática nas Series Iniciais do Ensino Fundamental” (Patrícia Elbes de Oliveira Leite, Jiscilene Teixeira dos Santos).

“Métodos Educativos Utilizadas em Áreas Indígenas”
(Patrícia Elbes de Oliveira Leite e Jiscilene Teixeira dos Santos).

“O conhecimento da Comunidade Sobre Políticas Publica com Base na Lei nº 5.011/2007 do Município de Cuiabá”
(Patrícia Elbes de Oliveira Leite, Jiscilene Teixeira dos Santos e Paula Mattos da Cunha).

 ’’A pedagogia de projetos no contexto da educação infantil: desafios e perspectiva’’.(Paula Mattos da Cunha.)

 Leitura e Escrita na Alfabetização”
(Jaqueline Freire Bispo).
“O laboratório de informática como recurso didático na escola”.
(Jiscilene Teixeira dos Santos).


 “Trabalhando com narrativas”.
(Jiscilene Teixeira dos Santos).

“A narrativa como recurso didático no Estágio Supervisionado”.
(Jiscilene Teixeira dos Santos).



b)    ENAPET- XVI Encontro Nacional dos Programas de Educação Tutorial. 12 a 16 de julho de 2011, Promovido pela Universidade Federal de Goiânia (UFG).


Apresentação de Pôster:
Arte pós-descarte”
(Elizete Pereira da Costa)


c)    Semiedu - Seminário de Educação realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso, no período de 06 a 09 de novembro de 2011.

.
Apresentação de pôster:
 O currículo organizado por ciclo de formação humana: O que pensam os docentes do 1º ciclo.
(Naiana Rodrigues da Silva)

Conflitos no Cotidiano Universitário: A relação entre grupos etários e diferentes no curso de pedagogia.
(Cintya Mari da Cruz Silva)


Comunicação oral:
 “Perfil Tipológico dos estudantes do curso de Pedagogia 2011”.
 (Edileuza Ferraz de Araújo, Elizete Pereira da Costa, Regiane Meres Menezes Brites.)

“A Organização da formação Continuada de Professores no Sistema Municipal de Educação de Cuiabá”
( Eugênia Maria da Silva Moraes)

Oficina: libras e ludicidade: a contação de histórias sob uma perspectiva integrativa para surdos e ouvintes.
(Anne Karoline O. F. da Silva)





d)    II Seminário de Projetos Integradores de Prática de Docente IV – I Seminário do Curso de Especialização em Educação Infantil Prática de Ensino V realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso – nos dias 24/25 de setembro de 2011.



Apresentação de Pôster:
 “A narrativa como Recurso Didático na Educação Infantil”
(Patrícia Elbes de Oliveira Leite)
                                                                                                                                               
“Atividades de Recorte e Colagem na Educação Infantil”
 (Patrícia Elbes de Oliveira Leite)                                   

A narrativa como recurso didático no Estágio Supervisionado”
(Jiscilene Teixeira dos Santos).


e)    II Semana Acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso, realizada no período de 27 a 30 de Setembro de 2011.


Apresentação de Pôster
 “A importância das Narrativas na pratica pedagógica da Educação Infantil”
(Patrícia Elbes de Oliveira Leite).

 ”Arte pós-descarte”
( Anne Karoline O. F. da Silva, Isabella de Siqueira Bastos, Jaqueline Freire Bispo)

“Projeto Alfabetizar”
(Anne Karoline O. F. da Silva, Edileuza Ferraz de Araújo, Regiane Meres Menezes Brites., Elizete Pereira da Costa , Paula Mattos da Cunha)

 ”O uso do diário de bordo no estágio supervisionado”
 (Paula Mattos da Cunha)
                                                                 


5.3.2.  Considerando as atividades desenvolvidas pelo grupo e a ação efetiva do Tutor, relacione, no mínimo, três aspectos que caracterizem avanços qualitativos na formação acadêmica e na formação cidadã dos petianos.


6. PARECER FINAL DO COMITÊ LOCAL:


















 
 








Local e Data:


Assinatura de um representante do Comitê Local:

Assinatura do Tutor:

Assinatura do representante dos Alunos, escolhido pelo Grupo:




Você Pode Gostar Também

0 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato