DEBATES

12:46:00PET Educação UFMT

Grupo PET Educação realiza debate sobre a proposta de lei Escola sem Partido

    Nesta terça-feira, 30 de agosto de  2016, foi realizado o debate quinzenal do grupo PET-Educação com o tema o projeto de lei Escola sem Partido e seus reflexos na pratica pedagógica. 
A mesa estava composta pelo tutor do Grupo e todos os membros do PET.
    O seminário resultou em maior conhecimento sobre o projeto de lei, debate entre o grupo com divergência em pontos de vista, mas com isso, o resultado foi construção de conhecimento.
    O projeto de Lei do Senado Escola sem Partido (PLS 193/2016) pretende especificar os limites da atuação do professor na sala de aula, de modo que não tenha nenhum tipo de posicionamento sobre suas crenças particulares, incitação a estudantes participarem de protestos e não haver respeito aos alunos que pensam de forma diferente. Além disso, o projeto dá o direito aos pais dos alunos a que seus filhos recebam a educação religiosa e moral que esteja de acordo com as suas próprias convicções.
        A polêmica do projeto se dá pelo fato de um grande número de professores a intitularem como "Lei da mordaça", por considerarem uma forma de controle de expressão e ser impossível dar aula sem ideologia. Por outro lado, alguns pais se posicionam a favor do projeto, por defender a ideia de que é papel deles a educação religiosa e moral de seus filhos.

Para refletir:

Será restringido dos professore em sala de aula a liberdade de expressão?

Professor não é um educador?

Onde está a liberdade de expressão na liberdade de ensinar?

Até onde vai a liberdade de ensinar?

Para saber um pouco mais sobre o projeto: http://www.ebc.com.br/educacao/2016/07/o-que-e-o-escola-sem-partido

Você Pode Gostar Também

0 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato