DEBATES

Grupo PET realiza debate sobre a microcefalia e os impactos na educação

18:01:00PET Educação UFMT

     Ocorreu nesta terça-feira (05) o debate quinzenal, na sala do PET- Educação,com o tema central "Microcefalia e os impactos na educação". Estavam presentes o tutor Darci Secchi e os demais peteanos. Foram discutidos questões como, oque é microcefalia?causas, tratamentos,e a escola regular,e inclusiva.
     A lei n°7.853 aprovada em 24 de outubro 1989, garante as crianças com necessidades especiais, a sua  vaga e permanência nas escolas, e transforma em crime a recusa a esse direito. A microcefalia é uma deficiência que varia de grau, e que na maioria dos casos estão associados a  um atraso no desenvolvimento neurológico psíquico/motor, portanto é necessário que essas crianças sejam acompanhadas por profissionais especializados como fisioterapeutas, fonoaudiólogos entre outros.
     Partindo desse pressuposto, foi discutido  a respeito da escola inclusiva e da qualificação dos profissionais, envolvidos na educação dessas crianças, incluir sem excluir. o debate objetivou a reflexão e indagações como: Haveria alguma limitação as outras crianças que não possuem microcefalia em questão de aprendizado por serem diferenciadas as dinâmicas ou conteúdos?Quais as potencialidades da criança microcéfala? como os pedagogos irão atuar nessas escolas com alunos microcéfalos? Há realmente uma preparação?As escolas especiais seriam a melhor solução? ou somente escola inclusiva daria o suporte necessário a essas crianças?

   

Você Pode Gostar Também

0 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato