PET Educação em aula cultural!!!!

10:56:00PET Educação UFMT

No período de 12 a 14 de outubro de 2011, o “Projeto Alfabetizar”, projeto de extensão integrante do Programa PET Educação, da UFMT, promoveu uma aula de campo em São Paulo (SP) para suas alunas.

A aula foi idealizada e organizada pela coordenadora do Projeto, Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Nunes da Cunha Vilela, que coordena, ainda, o “Projeto Alfabetizar”, também em parceria com o PET Educação.

A finalidade da aula foi proporcionar às alunas do projeto uma aula cultural e educacional capaz de estimular seu crescimento acadêmico, profissional e pessoal, por meio do conhecimento de pontos turísticos da cidade, museus, exposições, livrarias e teatros.

O roteiro executado foi previamente discutido entre as alunas e a professora, tendo como foco principal a visita ao Museu da Língua Portuguesa e ao Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), este último também conhecido como Museu do Ipiranga.

Visitou-se, também: a Pinacoteca do Estado de São Paulo; a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, que, na oportunidade, abrigava atividades recreativas e culturais com crianças, em comemoração ao dia 12 de outubro; Livraria Cultura; Teatro Bradesco e Mercado Municipal.

No Museu Paulista, monitores da USP orientam uma visita guiada, em que abordam a Independência do Brasil e a construção da identidade brasileira, ressaltando as conquistas realizadas pelos Bandeirantes. Há também uma interessante visita orientada ao público infantil, em que os monitores, utilizando fantoches, percorrem as diversas salas do museu e contam a história da Independência do Brasil para as crianças.Nesse ponto, nos impressionou a grande interação e participação das crianças, por meio de perguntas e esclarecimento de dúvidas. Conhecer o Museu e parte da história do Brasil revelou-se surpreendente tanto para adultos quanto para crianças.

Ainda no Museu Paulista, visitamos uma exposição temporária intitulada “Nossos Pequeninos”, que reunia retratos de bebês de 1860 a 1940 e suas “cuidadoras” (mães e babás). Encontramos, nessa exposição, muito da história da educação infantil no Brasil, valendo ressaltar os anúncios veiculados em jornais da época procurando “babás” ou “amas de leite”.

Já no Museu da Língua Portuguesa, nossa principal atividade foi a visita à exposição temporária, que se encerra em janeiro de 2012, sobre a vida e obra do escritor e poeta modernista Oswald de Andrade. A organização da exposição permite uma interação dos visitantes com a vida e as obras do escritor. Além disso, merece destaque a exposição permanente sobre as origens da Língua Portuguesa: um espetáculo emocionante e imperdível!

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, por sua vez, fica em frente à Estação da Luz e ao Museu da Língua Portuguesa, e tem em seu acervo obras belíssimas expostas, além de uma estrutura de tirar o fôlego.
Para encerrar a programação, um momento ímpar que mesclou cultura e prazer: assistir no teatro Bradesco, a peça " as bruxas de Eastwick". É preciso ver para crer.
Sem dúvida, a aula de campo revelou-se uma ferramenta capaz de proporcionar aos alunos, além de conhecimentos riquíssimos, experiências que poderão ser repassadas e revidadas.






Você Pode Gostar Também

0 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato