DEBATES

Grupo PET Educação realiza debate sobre Movimento Estudantil: Representação Acadêmica

14:46:00PET Educação UFMT

    

      Nesta segunda-feira 26 de Setembro de 2016, foi realizado o debate quinzenal do grupo PET-Educação com o tema de Movimento Estudantil : Representação Acadêmica.
     A mesa estava composta pelo Tutor e por todos os membros do PET. O debate se iniciou embasado na lei n° 7.395 de 31 de Outubro de 1985 onde se faz assegurado aos Estudantes de cada curso de nível superior o direito à organização de Centros Acadêmicos - CAs ou Diretórios Acadêmicos - DAs como suas entidades representativas juntamente aos Diretórios Centrais dos estudantes -  DCEs. Os movimentos estudantis vem perdendo força nas ultimas décadas, pois está havendo uma grande descaracterização de suas funções, os próprios estudantes não tem mais o mesmo engajamento em suas lutas. 
    Todas essas entidades tem como principal objetivo dar voz aos acadêmicos dos cursos de graduação para que os problemas ocorridos na instituição de ensino sejam discutidos com todas as partes interessadas, dando condições aos estudantes de participar ativamente das decisões relacionadas aos mesmos e aos seus respectivos cursos. 
     O papel que o DCE e os CAs tem que efetuar é o de estudar, discutir, definir e lutar pelos interesses do conjunto dos estudantes dentro da Universidade, ajudando a zelar pela qualidade de ensino e pela saúde da instituição.
       Mas será que essas entidade estão realmente executando seu papel ? 
    Será que os membros que compõem esses movimentos estão tendo  a iniciativa de fazer a diferença, e lutar pelos direitos dos estudantes ? 
     São estas questões que devem se abordadas, pois muitas das vezes a prática deixa a desejar, se comparada com os parâmetros regulamentados por lei.
           






Você Pode Gostar Também

0 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato