O grupo PET-Educação conclui a 2ª etapa do Projeto Arte pós-descarte

11:34:00PET Educação UFMT

Àrvore sinistrada na UFMT campus Cuiabá
Frequentemente ocorrem no campus da UFMT em Cuiabá, intempéries naturais que sinistram e abatem muitas árvores existentes nas áreas verdes. Tais eventos resultam na disponibilização de troncos, galhadas e raízes que, em sua maioria, são retiradas do campus e descartadas ou incineradas. O que para muitos poderia tratar-se apenas de restos ou de lixos, nas mãos de alguém criativo pode tornar-se uma verdadeira obra de arte.

A maioria das árvores caídas no Campus da UFMT em Cuiabá são consideradas madeiras nobres, por combinar qualidades raras como cor, peso, durabilidade e facilidade para serem trabalhadas. O Mogno (Swietenia macrophylla King), por exemplo, possui todos esses atributos e, não obstante, quando sinistrado, é tratado como lixo ou descarte.
Nesse sentido, o Grupo PET Educação, com o apoio da Prefeitura do Campus, vem recolhendo uma parcela desse material descartado, fazendo uma triagem seletiva (especialmente de raízes e galhadas), fotografando e utilizando como matéria prima para trabalhos de arte e educação. O foco principal tem sido a produção de esculturas e a transformação dessa matéria prima em peças artesanais ou decorativas como arranjos, apoiadores, totens e mesas de centro.
Nos cursos oferecidos, os acadêmicos integram atividades de ensino, pesquisa e extensão, com atividades teóricas e práticas perfazendo entre 60 e 120 horas. Os produtos confeccionados são expostos ao público em eventos e por meio da mídia local. Posteriormente, são disponibilizados aos cursistas para uso pessoal ou para doações a instituições interessadas. 
Bases de Mogno quase prontas

Porta jóias pré-finalizado

Grupo PET-Educação com os porta jóias finalizado

Você Pode Gostar Também

0 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato