ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - REFLEXÕES A CERCA DE UMA PRÁTICA
17:09:00PET Educação UFMT
O
grupo Pet-Educação possuiu no ano de 2012, dentre seus integrantes, quatro bolsistas
que estão na fase de conclusão de curso. Nesta fase, os alunos realizaram o Estágio
Supervisionado II que é um dos pré-requisitos para a conclusão do curso.
No último ano do curso,
temos a oportunidade de vivenciarmos experiências únicas e marcantes no período
do estágio supervisionado. Este é um momento crucial no que tange a escolha da
carreira docente, devido ao contato diário e direto obtido durante este
período. O Estágio Supervisionado II é dividido em
quatro momentos que são: Observação; Avaliação Diagnóstica; Planejamento e Exercício
da Docência.
O período de observação consiste em apenas observarmos as aulas ministradas pela professora da sala, através de anotações, sem, no entanto, manifestar opiniões ou interferência no plano de aula da professora titular da sala.
A avaliação diagnóstica inicial é importante para conhecermos o nosso aluno e traçar nossas primeiras intervenções. Esta deve ter como parâmetros definidos as capacidades que o professor irá avaliar para conhecer as vivencias que o aluno têm de mundo, suas experiências prévias na escola, sua cultura e também buscar outras informações que possa complementar o seu conhecimento sobre cada aluno e sobre os conhecimentos que eles trazem para dentro da sala de aula, mas sem torná-los uma verdade absoluta e única, pois nos primeiros dias de aula o aluno está em processo de adaptação. A avaliação diagnóstica é o ponto de partida do trabalho pedagógico.
Com os resultados da avaliação diagnóstica damos inicio a uma fase de planejamento: primeiro com o plano de ensino e depois com o planejamento das atividades a serem realizadas em sala de aula.
E a quarta e mais importante fase do Estágio Supervisionado que é a regência propriamente dita. Nesta fase os estagiários irão confrontar os estudos teóricos com realidade prática, fazer uso das estratégias aprendidas durante todo o curso e verificar se está coerente com a concepção pedagógica.
Esses passos e a superação das dificuldades apresentados ao longo do percurso de formação profissional, caracteriza-se por um processo de interação de reflexão e análise crítica de que demanda o processo da educação, não deixando que sejam fatos apenas observáveis, mas que transponham os limiares do senso comum pedagógico.
2 comentários
Bacana vocês compartilharem estas informações, especialmente para nós alunas do 3 ano.
ResponderExcluirFico feliz que nossas informações/postagens estejam sendo pertinenentes para alunos do 3º ano, sendo que estes se encontram próximos do período de estágio supervisionado.
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