Viagem ao Maranhão Participação no SBPC , ENAPET e Aula de Campo.

08:59:00PET Educação UFMT

 Participação no SBPC , ENAPET e Aula de Campo.



Entre os dias 22 e 27 de julho foram realizados, concomitantemente, dois eventos científicos de âmbito nacional na Universidade Federal do Maranhão em São Luiz: a 64ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira do progresso e da Ciência) e o XVII Encontro Nacional do Programa PET - ENAPET.
 A Reunião Anual da SBPC ocorre anualmente e reúne pesquisadores que debates em mesas-redondas, palestras, apresentação de trabalhos científicos, minicurso, oficinas e apresentações e manifestações artísticas e culturais.
Cada ano o evento tem uma temática destaque, a mesma tem sempre uma relação direta com a(s) característica(s) marcantes do Estado. Nesse ano o tema foi: “Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza”. Uma vez que o Estado do Maranhão é considerado um dos mais pobres do Brasil, segundo dados do IBGE, por vários anos consecutivos.
Pudemos destacas diversos pontos positivos, como as manifestações artísticas, o patrimônio histórico e cultural e a apresentação de trabalhos e palestras com temas regionais.
Os pontos negativos mais evidentes foram a falta de organização e infraestrutura do local do evento e a precariedade das informações relacionadas aos locais onde ocorriam as palestras, inscrições, apresentações etc.
Os membros do Grupo PET Educação tiveram participação como inscritos e como apresentadores de trabalhos
Além dos eventos científicos os membros do Grupo PET Educação participaram de uma aula de campo no interior do estado na cidade de Barreirinhas e no Centro Histórico da capital, que caracterizou uma excelente oportunidade para conhecer uma realidade diferenciada, em seus aspectos populacionais, clima, vegetação, hidrografia, cultura, arte etc.

Você Pode Gostar Também

0 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato